Clarice Lispector: escrita e silêncio
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS09Palabras clave:
Clarice Lispector, Silêncio, Escrita, ErrânciasResumen
Este trabalho visa um estudo hermenêutico da problemática do silêncio na obra de Clarice Lispector, a partir de uma intersecção entre Filosofia e Literatura. Já evidenciado pela crítica ser o silêncio uma questão chave em sua obra (Benedito Nunes, 1989), tipificando uma inquieta e persistente busca pelo inexpressivo, nossa investigação situar-se-á nas “margens” que Clarice deslocou e fez delas o seu centro, demonstrando nelas os desdobramentos e as manifestações do silêncio, que se encontram com a própria escrita, mas que também conduzem a uma profunda e violenta confrontação com a própria autora.
Descargas
Citas
ARAUJO, R. M. Vergílio Ferreira e Clarice Lispector: correspondências com o silêncio. Revista Pontes de Vista, Porto, v. 2, pp. 1-11, 2016.
ARAUJO, R. M. Silêncio e poesia em Teixeira de Pascoaes. 2020. 257p. Tese (Doutoramento em Filosofia) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, 2020.
CANDIDO, A. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
KIERKEGAARD, S. Post-scriptum aux miettes philosophiques. 11.ª ed. Trad. Paul Petit. Paris: Gallimard, 1949.
KIERKEGAARD, S. Temor e tremor. Trad. Maria José Marinho. Lisboa: Guimarães Editores, 1959.
KIERKEGAARD, S. O desespero humano: doença até à morte. 5.ª ed. Trad. Adolfo Casais Monteiro. Porto: Livraria Tavares Martins, 1961.
KIERKEGAARD, S. Journal (extraits): 1834-1846, tomo I. Trad. Knud Perlon; Jean-J. Gateau. Paris: Gallimard, 1963.
S. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 2002.
LIMA, L. C. Por que Literatura. Petrópolis: Vozes, 1969.
LISPECTOR, C. Perto do coração selvagem. 5.ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
LISPECTOR, C. Um sopro de vida (pulsações). Lisboa: Relógio D’Água, 2012.
LISPECTOR, C. A paixão segundo G. H.. Lisboa: Relógio D’Água, 2013.
LISPECTOR, C. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.
LISPECTOR, C. Todos os contos. Org. Benjamim Moser. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
NASCIMENTO, E. Clarice Lispector: uma literatura pensante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
NUNES, B. O drama da linguagem. São Paulo: Ática, 1989.
NUNES, B. A clave do poético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SÁ, O. de. Clarice Lispector: a travessia do oposto. São Paulo: Annablume, 1993.
SANT’ANNA, A. R. de. Com Clarice. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
SANTIAGO, S. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
VILELA, E. Silêncios tangíveis. Porto: Afrontamentos, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.