Monoteísmo, diversidades e Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.003.ds02Palabras clave:
Monoteísmo, Diversidade, Discriminação religiosa, Violência em nome de Deus, Bíblia e Direitos Humanos.Resumen
Este texto relaciona as raízes de muitas atitudes de discriminação e violência, condutas de desrespeito aos Direitos Humanos praticadas na atualidade, às violências cometidas em nome de Deus no processo de instituição do monoteísmo no Antigo Testamento. Aborda o fato paradoxal de as tradições judaico-cristãs serem ao mesmo tempo um dos principais fundamentos das modernas concepções dos Direitos Humanos e também fornecerem as justificativas para atitudes de intolerância, violência e restrições e supressão dos direitos humanos nos nossos dias. Ao contextualizar tal processo na história de Israel, demonstrando a vinculação de tais teologias com determinados sujeitos sociais e seus interesses, busca-se apontar caminhos para releituras e compreensões libertadoras que possam promover o respeito e a ampliação de nossa noção de direitos humanos.Descargas
Citas
BINGEMER, M. O Deus da vida e as religiões do Livro. Os monoteísmos: fonte de violência? In: SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – SOTER. (Org.). Deus e vida: desafios, alternativas e o futuro da América Latina e do Caribe. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 89-128.
DIAS, Z. Os vários rostos do fundamentalismo. Fórum Ecumênico Brasil. São Leopoldo: CEBI, 2009.
DIETRICH, L. Davi e Golias e a atual discussão sobre a história de Israel. In: REIMER, H.; SILVA, V. da (Org). Hermenêuticas bíblicas: contribuições ao I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: UCG/ABIB, 2006. p. 129-135.
DIETRICH, L. Em espírito e verdade – descolonizar a bíblia e o cristianismo. Estudos Bíblicos, v. 2, n. 106, p. 11-21, 2010.
DIETRICH, L. Quando Deus faz mal e mata. Estudos Bíblicos, v. 29, n. 116, p. 11-27, 2012.
FINKELSTEIN, I.; SILBERMAN, N. A. A Bíblia não tinha razão. São Paulo: A Girafa, 2003.
FÜRST, A. A ética da paz e a disposição à violência: sobre a ambivalência do monoteísmo cristão em seus primórdios. In: FÜRST, A. (Org.). Paz na terra? As religiões universais entre a renúncia e a disposição à violência. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2009. p. 65-125.
GERSTENBERGER, E. Teologias do Antigo Testamento: pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
KIPPENBERG, H. G. Religião e formação de classes na antiga Judéia: estudo sociorreligioso sobre a relação entre tradição e evolução social. São Paulo: Paulinas, 1988.
LIVERANI, M. Para além da Bíblia: história antiga de Israel. São Paulo: Loyola, 2008.
LOWERY, R. H. Reis reformadores: culto e sociedade no Judá do primeiro templo. São Paulo: Paulinas, 2004.
O’BRIEN, M. A natureza do monoteísmo bíblico: experiência e ideologia. Concilium. Revista Internacional de Teologia, v. 1, n. 289, p. 69-77, 2001.
OLIVEIRA, I. V. de.; PAIVA, M. A. de. (Org.). Violência e discurso sobre Deus: da desconstrução à abertura ética. Belo Horizonte: PUCMinas, 2010.
PACE, E.; STEFANI, P. Fundamentalismo religioso contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2002.
REIMER, H. Inefável e sem forma: estudos sobre o monoteísmo hebraico. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. UCG, 2009.
REIMER, I. R. (Org.). Direitos humanos: enfoques bíblicos, teológicos e filosóficos. São Leopoldo: Oikos, 2011.
SARAMAGO, J. “Caim” coloca Deus em diálogo directo com o primogénito de Adão e Eva. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UZxFXn07dTE&feature= Related>. Acesso em: 16 ago. 2013.
SCHNIEDEWIND, W. M. Como a Bíblia tornou-se um livro: a textualização do antigo Israel. São Paulo: Loyola, 2011.
SILVA, J. da. Guia de luta contra a intolerância religiosa e o racismo. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.
SMITH, M. S. The origins of biblical monotheism: Israel’s polytheistic background and the Ugaritic texts. New York: Oxford University Press, 2001.
SMITH, M. S. O memorial de Deus: história, memória e experiência do divino no antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006.
SWIDLER, L. Direitos humanos: apanhado histórico. Concilium. Revista Internacional de Teologia, v. 2, n. 228, p. 21-32, 1990.
ZENGER, E. Violência em nome de Deus: o preço necessário do monoteísmo Bíblico? In: FÜRST, A. (Org.). Paz na terra? As religiões universais entre a renúncia e a disposição à violência. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2009. p. 15-63.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.