Desafios da catequese hoje: releitura do ato catequético a partir da pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.07.003.ao02Palabras clave:
Catequese. Paradigma, Pós-modernidade, Desafios, Secularização.Resumen
Já virou lugar comum dizer que a fé cristã é encarnada e não pode se abster de assumir os desafios de seu tempo. Mas quais desafios a catequese − cuja tarefa é transmitir a fé cristã, ou seja, proporcionar a experiência cristã de Deus − deve enfrentar hoje, neste mundo plural, multirreferencial e secularizado? O rol é imenso. Dentre tantos enumerados na literatura, este artigo trabalha, a partir do catequeta francês Denis Villepelet, quatro desafios que entendemos como mais urgentes: o desafio da interioridade, o desafio querigmático, o desafio pedagógico e o desafio da comunidade. A partir da compreensão dos mesmos, percebe-se a urgência de uma releitura do ato catequético, isto é, a necessidade de um novo paradigma catequético que responda às necessidades do tempo presente.Descargas
Citas
LACROIX, R. ; VILLEPELET, D. Une question à la foi : la catéchèse, écho d’une parole de vie. Paris : L’atelier, 2008.
MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. 1899. Disponível em:<http://www.triplov.com/contos/dom_casmurro/capitulo_75.htm>. Acesso em: 11 dez. 2013.
PESSOA, F. Poemas de Alberto Caeiro. In: PESSOA, F. Poesias. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001.
RAHNER, K. Missão e graça. Petrópolis: Vozes, 1964. v. 1.
RAHNER, K. Palavras de Inácio de Loyola a um jesuíta de hoje. São Paulo: Loyola, 19--. VILLEPELET, D. Catéchèse et crise de la transmission. In : VILLEPELET, D. ;
GAGEY, H. J. (Org.). Sur la proposition de la foi. Paris : L’Atelier, 2000a. p. 77-92.
VILLEPELET, D. Faire mémoire : le paradoxe de la répétition en liturgie. Célébrer, n. 377, p. 49, 2000b.
VILLEPELET, D. Propos sur les paradigmes catéchètiques. Catéchése, n. 165, p. 21-44, 2001.
VILLEPELET, D. L’avenir de la catéchèse. Paris : L’atelier; Ouvrières, 2003.
VILLEPELET, D. Crise de la transmission et proposition de la foi en France. In : MULLER, H. A. M. ; VILLEPELET, D. (Org.). Risquer la foi dans nos sociétés : Églisesd’Amerique latine et ’Europe en dialogue. Paris : Karthala, 2005. p. 137-145.
VILLEPELET, D. Los desafíos planteados a la catequesis francesa. Sinite, n. 141, p. 87-102, 2006.
VILLEPELET, D. Transmettre : initier, intérioriser e fraterniser. Les cahiers de l’Atelier, n. 517, p. 3-11, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.