Cristologia e diálogo entre as religiões na busca da paz em Claude Geffré
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.AO01Palabras clave:
Cristologia. Revelação. Diálogo. Religiões. Paz. Geffré.Resumen
A presente pesquisa visa abordar o conceito cristológico, proposto por Claude Geffré, de economia do Verbo encarnado, como sacramento de uma economia mais vasta, em sua relevância para fundamentar o diálogo entre as diferentes tradições religiosas em busca da paz. Pretende-se refletir sobre a dinâmica da economia da revelação diante do pluralismo religioso hodierno; propor o paradoxo cristológico da irrupção de Deus na particularidade histórica de Jesus de Nazaré como espaço dialógico de aprofundamento do significado da pluralidade das religiões como manifestação da riqueza multiforme do mistério divino; superar a ideia triunfalista cristã sobre as outras religiões pela reinterpretação da unicidade do Cristianismo em meio a uma pluralidade de narrativas teológicas; alertar que não haverá paz civil, nem paz mundial, sem paz entre as religiões, possível apenas através do diálogo. Almeja-se conscientizar sobre a possibilidade de uma resolução criativa e não violenta dos conflitos entre as diversas tradições religiosas; propor uma abertura dialógica que promova uma igualdade de dignidade na diferença de identidades na superação de toda pretensão monopolizadora da verdade entre as religiões; consolidar uma educação e uma espiritualidade cristãs para a paz e não violência.
Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
BOFF, C. Teoria do método teológico: versão didática. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CARTA da Terra. Haia, 2000. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text. html>. Acesso em: 02 de Jan. de 2017.
CORETH, E. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU, 1973.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Lumen Gentium. In: COSTA, L. (Org. Geral). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007, p. 101-197.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Nostra Aetate. In: COSTA, L. (Org. Geral). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). 4. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 339-346.
D’COSTA, G. Theology of Religious Pluralism: The Challenge of Other Religions. Oxford: Basil Blackwell, 1986.
DUPUIS, J. Rumo a uma teologia cristã do pluralismo religioso. São Paulo: Paulinas, 1999.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.
GALTUNG, J. Peace by peaceful means. London; New York; New Deli: Sage, 1996.
GANDHI, M. et al. Gandhi on nonviolence. New York: New Directions, 2007.
GEFFRÉ, C. Como fazer teologia hoje: hermenêutica teológica. São Paulo: Paulinas, 1989.
GEFFRÉ, C. Crer e interpretar: a virada hermenêutica da teologia. Petrópolis: Vozes, 2004.
GEFFRÉ, C. De Babel a Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.
GIBELLINI, R. A teologia do século XX. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
GOMES, T. F. A teologia hermenêutica de Claude Geffré e a sua relevância para a teologia da revelação. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
HAMMES, E. J. Mística e espiritualidade da paz e não violência. Pistis e Práxis, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 65-82, jan./abr. 2015.
HAMMES, E. J.; BOLDORI, M. Cristologia: um caminho para a paz. Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: Est, 2013.
HICK, J. An Interpretation of Religion: human responses to the transcendent. New Haven: Yale University Press, 1989.
HICK, J. God and the Universe of Faiths: Essays in the Philosophy of Religion. London: Macmillan, 1973.
HICK, J. God Has Many Names: Britain’s New Religions Pluralism. London: Macmillan, 1980.
HICK, J. The Centre of Christianity. London: SCM Press, 1977.
KNITTER, P. No Other Name? A Critical Survey of Christian Attitudes towards the World Religions. Maryknoll New York: Orbis Books, 1985.
KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 1992.
KÜNG, H. Religiões do mundo: em busca dos pontos comuns. Campinas: Verus, 2004.
LIBANIO, J. B. Concílio Vaticano II: em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Loyola, 2005.
LEXICON. Dicionário teológico enciclopédico. São Paulo: Loyola, 2003.
MAGALHÃES, A. C. Narrativa e hermenêutica teológica. Caminhando, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 6-22, 2009.
MATOS, K. S. L. Juventude, paz e espiritualidade: opção por uma prática educativa ético-amorosa. In: IBIAPINA, I.; CARVALHO, M. V. (Orgs.). A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas: IV Encontro de Pesquisa em Educação UFPI. Teresina: EDUFPI, 2006. v. 1, p. 167-177.
MILANI, F. Cidadania: construir a paz ou aceitar a violência? In: FREITAS, M. Cidadania mundial, a base da paz. Mogi Mirim: Planeta Paz, 2000.
OLIVEIRA, N. Ética, guerra e paz. In: PIVATTO, P. S. (Org.). Ética: crise e perspectivas. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. p. 41-60.
PANIKKAR, R. The unknown Christ of hinduism. Maryknoll: Orbis Books, 1981.
SOBRINO, J. Jesus, o libertador. Petrópolis: Vozes, 1994.
TEIXEIRA, F. A teologia do pluralismo religioso em Claude Geffré. Numen, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 45-83, jan./jul. 1998.
TEIXEIRA, F. Teologia das religiões: uma visão panorâmica. São Paulo: Paulinas, 1995.
TORRES QUEIRUGA, A. O diálogo das religiões. São Paulo: Paulus, 1997.
TRACY, D. Dialogue with the Other: The Interreligious Dialogue. Louvain: Peeters Press, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.