Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.DS03Palabras clave:
Sínodo. Amazônia. Evangelização. Decolonização. Conversão.Resumen
Seguindo a metodologia do processo de preparação do Sínodo da Amazônia, que dedicou um longo tempo à escuta dos povos da Região, em um primeiro momento, este artigo dá voz a três grandes clamores que vêm da Amazônia e de sua brava gente: o grito que vem das águas, o grito que vem da flora e da fauna e o grito dos povos da Amazônia. Em seguida, tendo presente o modo como o Evangelho chegou naquelas terras e a heroica resistência, sobretudo de indígenas, negros e mestiços, na defesa secular de suas culturas e religiões, se acena para um modelo de evangelização em clave decolonial, tanto em relação à ecologia como aos povos da Região.
Descargas
Citas
ALLEGRETTI, M. Usar para valorizar. História, Revista da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 44, Rio de Janeiro, p. 22-25, maio 2009.
AMAZÔNIA sofre com mentalidade cega e destruidora que favorece o lucro. Estadão, 06 jul. 2019. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/07/06/amazonia-sofre-com-mentalidade-cega-e-destruidora-que-favorece-o-lucro-diz-papa.htm>. Acesso em: 13 ago. 2019.
BALDISSERI, L. Comenta o Documento Preparatório sobre a assembleia sinodal de 2019. Apresentado em 08 Jun 2018 na Sala de Imprensa da Santa Sé - a Amazônia no coração da Igreja. Disponível em: < https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-06/sinodo-bispos-amazonia.html>. Acesso em: 22 Jul2019.
BARBOSA DE ALMEIDA, M. W. Floresta que sangra. -História, Revista da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 44, Rio de Janeiro, p. 18-21, maio 2009.
BERNO DE ALMEIDA, A. W. Mapeando vidas. História, Revista da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 44, Rio de Janeiro, p. 28-31, maio 2009.
BOFF, L. Ecologia. Grito da Terra, grito dos pobres. Rocco: Rio de Janeiro, 1995.
BOFF, L. Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. Ática: São Paulo, 1996.
BOFF, L. La dignidad de la tierra. Ecología, mundialización, espiritualidad. La emergencia de um nuevo paradigma. Trota: Madrid, 2000.
BOFF, L. Cuidar la tierra. Hacia una ética universal. Dabar: México, 2001.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribe. 5ª ed. São Paulo: Paulus, 2008.
CUNHA, C. Provocações Decoloniais à teologia cristã. São Paulo: Edições Terceira Via, 2017.
HUMMES, C. C. A proteção da Amazônia e de seus povos originários. CONCILIUM –Revista Internacional de Teologia, Petrópolis, n. 5, v. 378, p. 113-118, 2018.
MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014. (Título original, Critique de la raison nègre. Trad. Marta Lança. París: Éditions de La Découverte, 2013.
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica: Laudato Si’: Sobre o cuidado da casa comum (2005). Disponível em:
<http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html>. Acesso em: 22 jul. 2019.
PAPA FRANCISCO. Encontro com os povos da Amazônia, discurso do Santo Padre Puerto Maldonado - Coliseu Madre de Dios. 19 de janeiro de 2018.
PAPA FRANCISCO. Exortação apostólica “Evangelii Gaudium” – A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2013.
SCHMINK, M. A cidadania florestal. História, Revista da Biblioteca Nacional, ano 4, n. 44, Rio de Janeiro, maio, 2009.
SILVA, S. R. de L. Uma missão descolonizadora de nossas mentes em relação aos afrodescendentes. Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura, ano VI, n. 28, p. 76-86, 2010.
SÍNODO DE LOS BISPOS ASAMBLEA ESPECIAL PARA LA REGIÓN PANAMAZÓNICA. Amazonía: nuevos caminos para la Iglesia y para una ecología integral. Instrumentum Laboris. Vaticano, 17 de junho de 2019.
SPADARO, A. Entrevista exclusiva do Papa Francisco ao Pe. Antonio Apadaro, SJ. São Paulo: Paulus, 2013.
SUESS, P. A proposta do Papa Francisco para o sínodo Pan-Amazônico de 2019: sinodalidade, missão, ecologia integral. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte v. 51, n. 1 p. 15-30, jan./abr. 2019.
VIGIL, J. M. (Org.). Por uma teologia planetária. São Paulo: Paulinas, 2011.
VIOLA, E. O regime internacional de mudanças climáticas e o Brasil. RBCS, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 25-46, out. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.