Teologia da missão e violência: Superar a violência interna e agir energicamente contra a injustiça
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.001.DS07Palabras clave:
Teologia Prática. Missão cristã. Superação da violência.Resumen
O texto apresenta uma reflexão de cunho mais geral sobre a relação entre violência e religião e uma mais específica sobre a teologia da missão a partir da superação da violência na prática missionária. Aponta os principais desafios para superação da violência na missão e sugere que se deva começar pela própria estrutura das igrejas (internamente). Não basta instruir a missão para que seja feita de forma respeitosa, é preciso que as igrejas e a Teologia Prática deem exemplo de que é possível se constituir sem estar assentado em conflitos e violência. Aponta a kénosis de Deus em Jesus como percurso necessário para uma Teologia Prática na superação da violência. Jesus mostra outro percurso ao romper com a “Lei do Talião”, quebrando a espiral da violência ao reter o desejo de vingança. É evidente que o modo de agir das igrejas deve estar em consonância com o modo de agir apontado por Jesus. É nesse sentido que se fala de uma superação da violência no seguimento de Jesus, mesmo daquela que se expressa na omissão do enfrentamento e que se esconde no véu do pacifismo. O texto está dividido em duas partes: na primeira, discute-se a questão da relação entre religião, cultura e violência. Na segunda, o artigo debate como a Teologia Prática, especificamente a missão, pode construir-se a partir da superação da violência.
Descargas
Citas
A BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. ed. rev. e atual. São Paulo: SBB, 1997.
ANDERSON, G. H. In Memoriam. In: BOSCH, D. Missão transformadora. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2009.
BASTOS, A.; CABRAL, A. M.; REZENDE, J. Ontologia da violência: o enigma da crueldade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.
BOSCH, D. J. Missão transformadora. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2009.
BONHOEFFER, D. Discipulado. 10. ed. rev. São Leopoldo: Sinodal; EST, 2008.
CHANG, J.; HALLIDAY, J. Mao: a história desconhecida. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
DAWKINS, R. Deus, um delírio. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
GAUCHET, M. Il disincanto del mondo: uma storia politica dela religione.Turim: Einaudi, 1992.
GIRARD, R. A violência e o sagrado. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GIRARD, R. Eu via Satanás cair como um relâmpago. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
GIRARD, R.; VATTIMO, G. Cristianismo e relativismo: verdade ou fé frágil? Aparecida: Santuário, 2010.
HOCH, L. C. O lugar da teologia prática como disciplina teológica. In: SCHNEIDER-HARPPRECHT, C. (Org.). Teologia prática no contexto da América Latina. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal; Aste, 2005. p. 21-35.
KIRK, J. A. O que é missão? Teologia bíblica de missão. Londrina: Descoberta, 2006.
LOCKWARD, A. Nuevo diccionario de la Bíblia. Miami, Fl: Unilit, 1999.
LOHFINK, G. Como Jesus queria as comunidades? A dimensão social da fé cristã. São Paulo: Paulinas, 1986.
LOSURDO, D. A não violência: uma história fora do mito. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
OLIVEIRA, D. M. Diálogo e missão nos Andes. São Paulo: Garimpo Editorial; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.
OLIVEIRA, D. M. Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal; Quito-Equador: CLAI, 2014.
SARTRE, J-P. Entre quatro paredes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.
SARTRE, J-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
SATHLER-ROSA, R. A questão da violência: uma aproximação na perspectiva da teologia prática. In: SATHLER-ROSA, R. (Org.). Culturas e cristianismo. São Paulo: Loyola; São Bernardo Campo: Umesp, 1999, p. 57-68.
SCHILLEBEECKX, E. História humana: revelação de Deus. São Paulo: Paulus, 1994.
SCHILLEBEECKX, E. Religião e violência. Concilium, Petrópolis, v. 272, n. 4, p. 168-185, 1997.
VATTIMO, G. Creer que se cree. Buenos Aires: Paidós, 1996.
VATTIMO, G. La sociedade transparente. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.
VATTIMO, G. Para além da interpretação: o significado da hermenêutica para a filosofia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
VILA, S.; ESCUAIN, S. Nuevo diccionario bíblico ilustrado. Barcelona: Clie, 1985.
ZWETSCH, R. E. Missão como com-paixão: por uma teologia da missão em perspectiva latino-americana. São Leopoldo-RS: Sinodal; Quito: Clai, 2008.
ZWETSCH, R. E. A luta contra a ditadura civil-militar a partir da prática da não-violência ativa. Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 9 n. 15, p. 7-28, jan./jun. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.