Espírito Santo e Missão: algumas reflexões à luz da teologia da revelação de Andrés Torres Queiruga
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.003.AO01Palabras clave:
Teologia da revelação. Espírito Santo. Missão. Imagem. Linguagem.Resumen
Sob a inspiração do Espírito Santo, em vista do dinamismo e efetivação da missão, procuramos, na teologia da revelação de Torres Queiruga, uma fundamentação prática para a continuidade da missão. Na atualidade, o autor encontra-se dedicado ao dificílimo tema da Trindade. Não temos uma teologia do Espírito Santo em Torres Queiruga, entretanto, neste trabalho, buscaremos haurir as inspirações do Espírito naturalmente presentes na obra do teólogo galego para enfrentarmos os desafios da missão hodierna. Do ponto de vista formal, indagamos: como recorrer ao Espírito Santo para realizarmos a missão evangelizadora na atualidade? Metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica. A nossa hipótese é de que é importantíssimo nos darmos conta de que Jesus Cristo está presente para nós com a mesma intensidade de antes e essa percepção faz com que todos sejamos imediatos a Ele. Os resultados esperados consistem em entendermos que, para o exercício da missão na cultura moderna, mediante o Espírito Santo, por utilizar uma linguagem e imagem do Deus amoroso, aliado do ser humano, Torres Queiruga apresenta uma proposta inteligível que traz arrazoadas iluminações das questões teológicas atuais.
Descargas
Citas
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Edições CNBB/Paulus/Paulinas, 2007.
FRANCISCO. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/ Loyola, 2015.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.
KUZMA, C. Fazer teologia em tempos de crise. In: Instituto Humanitas Unisinos, 2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/562116-fazer-teologia-em-tempos-de-crise. Acesso em: 09 nov. 2017.
MERLEAU PONTY, M. Sentido y sinsentido. Barcelona: Edir. Península, 1977.
PESSOA, F. (Alberto Caeiro). O guardador de rebanhos III. In: NOGUEIRA JR, A. Releituras – textos. Projeto releituras. Disponível em: http://www.releituras.com/fpessoa_guardador.asp. Acesso em: 17 nov. 2017.
TORRES QUEIRUGA, A. A teologia depois do Vaticano II: diagnósticos e propostas. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulinas, 2015.
TORRES QUEIRUGA, A. Creio em Deus Pai: o Deus de Jesus como afirmação plena do humano. Trad. I. F. L. Ferreira. São Paulo: Paulus, 1993.
TORRES QUEIRUGA, A. El problema de Dios en la modernidad. Estella (Navarra): Editorial Verbo Divino, 1998.
TORRES QUEIRUGA, A. Esperança apesar do mal: a ressurreição como horizonte. Trad. Pedro Lima Vasconcelos. São Paulo: Paulinas, 2007.
TORRES QUEIRUGA, A. Fim do cristianismo pré-moderno: desafios para um novo horizonte. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulus, 2003.
TORRES QUEIRUGA, A. Recuperar a salvação: por uma interpretação libertadora da experiência Cristã. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulus, 1999a.
TORRES QUEIRUGA, A. Recuperar a criação: por uma religião humanizadora. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1999b.
TORRES QUEIRUGA, A. Ateísmo e imagem Cristã de Deus. Concilium, Petrópolis: Vozes, n. 337, p. 42-54, 2010a.
TORRES QUEIRUGA, A. Repensar a ressurreição: a diferença cristã na continuidade das religiões e da cultura. Trad. Afonso Maria Ligorio Soares. São Paulo: Paulinas, 2010b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.