Reforma e Ecumenismo no pontificado do Papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.002.DS07Palabras clave:
Igreja. Reforma. Papa Francisco. Ecumenismo.Resumen
O pontificado do Papa Francisco aponta para um novo modo de a Igreja ser, tanto em sua organização interna, quanto em sua missão. Isso se dá por um projeto de reformas que seja “capaz de transformar tudo”. Para tal, é necessário um verdadeiro caminho de conversão eclesial em três principais âmbitos: pessoal, estrutural e pastoral. Algumas instâncias da igreja são objeto direto de possíveis mudanças: a cúria romana, as conferências
episcopais e o ministério petrino. A reforma dessas instâncias eclesiais tem
implicações ecumênicas, uma vez que elas podem assumir um papel protagonista na promoção da unidade cristã.
Descargas
Citas
ALTMANN, W. “Implicaciones ecuménicas da reforma da cúria”. Concilium, 5, p. 133-142, 2013.
APOLOGIA DA CONFISSÃO DE AUGSBURGO. In: Livro de Concórdia. Porto Alegre: Concórdia, São Leopoldo: Sinodal, 1981, p. 97-304.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. São Paulo: Loyola, 1983.
COMMISSIONE INTERNAZIONALE CATTOLICO-LUTERANA. Chiesa e giustificazione. In: Enchiridion Oecumenicum, vol. III, Bolonha: EDB, p. 551-696.
CONCÍLIO VATICANO II. Lumen gentium. In: Documentos do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2007, p. 101-192.
CONCÍLIO VATICANO II. Unitatis redintegratio. In: Documentos do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2007, p. 215-239.
CONCÍLIO VATICANO II. Christus Dominus. In: Documentos do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2007, p. 241-275.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Communionis notio. In: SEDOC 25, 262-272, 1992.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Dominus Iesus – Dichiarazione circa l’unicità e l’universalità salvifica di Gesù Cristo e della Chiesa. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2000.
DIAS, Z. M. “Prática pastoral e prática política”. In: KOINONIA, Por Uma Nova Teologia Latino-Americana. São Paulo: Paulinas, 1996. p. 151-166.
DUCQUOC, C. Credo la Chiesa – Precarietà istituzionale e Regno di Dio. Bolonha: Queriniana, 2001.
HÜNERMANN, P; DENZINGER, H. (ed.). Enchiridion symbolorum. Bolonha: EDB, 1991.
JOÃO PAULO II. Ut Unum Sint. São Paulo: Paulinas, 1995.
LEGRAND, H. “La comunione sinodale come chiave del rinnovamento del popolo di Dio”. In: SPADARO, Antonio/GALLI, Carlos Maria, La Riforma e le Riforme nella Chiesa. Brescia: Queriniana, 2016, 159-188.
THILS, G. Histoire doctrinale du mouvement oecuménique. Louvain: Warny, 1963.
FRANCISCO. “Discurso aos bispos responsáveis do Conselho Episcopal Latino-Americano”. In: SEDOC, v. 46, n. 359 p. 73-80, 2013.
FRANCISCO. Evangelii gaudium. São Paulo: Paulinas/Loyola, 2013.
FRANCISCO. Laudato si’. São Paulo: Paulinas, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.