Educação e espiritualidade: limites e possibilidades de um encontro pedagógico no Ensino Religioso

Autores/as

  • Célia Smarjassi Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14357

Palabras clave:

Ensino religioso, Espiritualidade, Aprendizagem significativa.

Resumen

O artigo busca descortinar uma realidade que se relaciona com os avanços da nova biologia, da genética, da neurociência, da teologia, da filosofia e da psicologia, na busca de Deus e da experiência religiosa. Os novos conceitos dessas ciências, embora com limites, abrem possibilidades para se repensar o Ensino Religioso (ER) como um fecundo terreno para se recuperar, e desenvolver, de forma plural e universal, o fenômeno espiritualidade por configurar a essência universal das religiões, sua mola propulsora tão peculiar no Homo Sapiens. Para a efetivação deste trabalho convocamos alguns autores, segundo a necessidade, para elaborar um projeto de ER que vise à aprendizagem significativa.

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Publicado

2011-09-29

Cómo citar

Smarjassi, C. (2011). Educação e espiritualidade: limites e possibilidades de um encontro pedagógico no Ensino Religioso. Revista Pistis & Praxis, 3(1), 239–268. https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14357

Número

Sección

Artigos