A educação para o esporte na família
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.08.001.ao02Palabras clave:
Esporte, Família, Educação, Saúde, Democracia.Resumen
A sociabilidade humana pelo esporte exige uma aproximação da experiência de família onde os pais, como primeira referência educacional, são os formadores da pessoa em todas as dimensões. A prática esportiva tem o objetivo de uma vida saudável, possibilitando o bem estar físico, psíquico, espiritual, moral, social e não somente o desempenho e os resultados. Neste sentido, o esporte paraolímpico é significativo aos atletas e à sociedade, contribuindo para a construção de um mundo verdadeiramente pluralista. O grande risco do esporte, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é a tristeza individualista que pode ser superada com a educação para o lúdico recebida na família. A presença e participação dos pais na formação da pessoa são fundamentais para o conceito de democratização do esporte e participação social através da atividade de recreação, fazendo com que as pessoas se respeitem como imagem e semelhança de Deus. Tudo considerado, esta formação para o esporte inicia-se na família, primeira e fundamental escola de humanização.Descargas
Citas
AGNELO, G. M. O corpo e os desafios atuais: ética e teologia. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 7161-7169.
AGRICOLA, N. P. A. Esporte, esporte escolar e competição: sentidos, ações e contradições. Goiânia: UCG, 2007.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL [CNBB]. Diretório da Pastoral Familiar. São Paulo: Paulinas, 2004.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.
JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Paulinas, 1993.
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Familiaris Consortio. São Paulo: Paulinas, 1982.
LOBATO, A. Personalização. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 770-771.
MARRA, B. Salute. In: PACOMIO, L.; MANCUSO, V. (Orgs.) Lexicon: Dizionario Teologico Enciclopedico. Roma: Edizione Piemme, 1997, p. 917.
MONTEIRO, A. O. Desporto: da excelência à virtude, um caminho para crianças, Jovens e Adultos. 2007. Braga: Edição Universidade do Minho. (Tese de Doutorado). Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2007.
MOREIRA, A. S. Religião Politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 33, jan./mar. 2014.
PACOMIO, L.; MANCUSO, V. (Orgs.). Lexicon: Dizionario Teologico Enciclopedico. Roma: Edizione Piemme, 1997.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.
PRIVITERA, S., Salute spirituale. In: LEONE, S.; PRIVITERA, S. Nuovo dizionario di bioetica. Milano: Città Nuova, 2004, p. 1052-1054.
RAMSAY, H. Família e filosofia. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 365-374.
SÍNODO DOS BISPOS. III Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos: os desafios pastorais da família no contexto da evangelização (instrumentum laboris). São Paulo: Paulinas, 2014.
SPINSANTI, S. Salute. In: LEONE, S.; PRIVITERA, S. Nuovo dizionario di bioetica. Milano: Città Nuova, 2004, p. 1052.
TEIXEIRA, M. S.; MOORE, F. E. A mulher e o esporte: a experiência dos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo: relatório final julho 2007. Rio de Janeiro: Edição
Instituto Noos, 2008.
TUBINO, M. J. G. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 1992.
VALENCIA, F. M. Família e personalismo. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas.
Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 375-392.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.