O coração e seus cuidados: interações entre medicina da alma e medicina do corpo em sermões brasileiros do século XVII e XVIII
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i2.13244Palabras clave:
Coração, Oratória sagrada, Medicina do ânimo.Resumen
O presente artigo analisa o emprego da metáfora do coração em sermões pregados no Brasil no período colonial, buscando apreender seu significado e função no universo cultural da época e no âmbito da tradição ocidental. O coração adquire um papel especialmente relevante tendo em vista seu lugar central na vida espiritual, segundo a perspectiva bíblica, e tendo em vista sua dimensão de interface entre a dimensão somática e a dimensão psicológica, dimensão esta ressaltada pela ciência médica e pela antropologia filosófica. Em virtude do fato de expressar as três dimensões fundamentais da pessoa humana, o coração torna-se então o órgão mais representativo do ponto de vista antropológico e teológico. O pregador encarrega-se de transmitir esse conhecimento acerca do coração e também se coloca como médico de suas enfermidades.
Descargas
Citas
ALEIXO, A. SI. Oração Fúnebre das Exéquias de Dom João V. In: MACHADO, D. B. Sermões de exéquias de reis de Portugal. Lisboa: Academia Real, 1744.
BOLZONI, L. Il cuore di cristallo. Torino: Einaudi, 2010.
CONCEIÇÃO, F. A. Sermão do Serafim Chagado Príncipe dos Pobres Evangélicos na Festividade que a Igreja Católica celebra em 17 de Setembro e a Venerável Ordem Terceira da Penitencia do Rio de Janeiro, como a orago soleniza na prodigiosa impressão das Chagas Santíssimas em o Seu Seráfico Corpo pelo mesmo Redentor que na Cruz para nosso remédio as recebeu. Pregado pelo mais indigno filho seu Frei Agostinho da Conceição, Lente de Teologia, ex-ministro Provincial da Santa Província Recoleta da Conceição do Rio de Janeiro, Estado do Brasil, em o Convento do Santo Antônio Ano de 1681. Dedicado à Mesma Venerável Ordem Terceira da Penitencia, em Cuja Solenidade se Pregou. Lisboa: Ferreira, 1690.
GALIAN, D. M. C. O destronamento do coração: breve história do coração humano até o advento da modernidade. Memorandum, n. 18, p. 27-36, 2010. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a18/gallian01.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2010.
GRANADA, F. L. Memorial de la vida cristiana. In: GRANADA, L. Obras completas. Madrid: Biblioteca Autores Espanõles, 1945. Tomos II (organizada por D.B.C. Aribau).
JESUS, F. R. Sermão da Gloriosa Madre Santa Teresa na ocasião, em que os Religiosos Carmelitas Descalços abrirão a sua Igreja nova na Bahia, pregado pelo Muito Reverendo Padre Mestre Dr. Frei Ruperto de Jesus, Lente Jubilado em Teologia, Qualificador e Regedor do Santo Oficio, Monge do Patriarca S. Bento da Província do Brasil, no ano de 1697. Lisboa: Oficina De Manoel Lopes Ferreira, 1699.
JORI, G. Per evidenza: conoscenza e segni dell´età barocca. Torino: Marsilio, 1998.
MATTOS, F. E. Sermões do Padre Mestre Frei Eusebio de Mattos, Religioso de Nossa Senhora do Carmo da Província do Brasil. Primeira Parte, Lisboa: Oficina de Miguel Deslandes, 1694.
MASSIMI, M. A psicologia dos jesuítas: uma contribuição à história das idéias psicológicas. Psicologia, Reflexão e Crítica, v.14, n. 3, p. 625-633, 2002.
MASSIMI, M. Palavras, almas e corpos no Brasil colonial. São Paulo: Loyola, 2005.
PINNA, M. E. OSB. Viridiario Evangelico em que as Flores da Virtude illustrão com Discursos Moraes e os Frutos da Santidade se exornão com Panegyricos em Varios Sermões Parte I, II, III E IV dedicada e offerecida ao Reverendissimo Padre Fr. Joseph de S. Maria, Doutor Jubilado de Sagrada Theologia e Dignissimo Geral que foy da Religião de São Bento de Portugal e Brasil. Lisboa: Ocidental. Officina da Música. 1752.
VIEIRA, A. Sermões. Porto: Lello e Irmão, 1993. v. 5.
RAIMONDI, E. Trattatisti e narratori del seicento. Milano-Napoli: Ricciardi, 1965. v. 36.
REIS, A. SI. Sermão da Canonização do Grande Apostolo do Oriente S, Francisco Xavier Pregado no dia da Mesma Sesta, no Colégio de Rio de Janeiro Pelo P. Ângelo dos Reis da Companhia de Jesus, da província do Brasil Ano de 1703 Esteve Exposto O Santíssimo Sacramento. Lisboa: Costa Deslandes, 1709.
SKINNER, Q. The foundations of modern political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
ZANLONGHI, G. Teatri di formazione: actio, parola e immagine nella scena gesuitica del Sei/settecento a Milano. Milano: Vita e Pensiero, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.