Educação confessional presbiteriana: do pragmatismo protestante ao calvinismo, um longo caminho

Autores/as

  • Antonio Maspoli de Araujo Gomes Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS03

Palabras clave:

Confessionalidade. Educação Presbiteriana. Sistema Mackenzie de Ensino. Calvinismo. Educação Protestante.

Resumen

O sistema Mackenzie de Ensino surge em 1870 com o nascimento da Escola Americana, uma instituição paroquial, calvinista confessional. A confessionalidade, contudo, é implantada somente pela reforma dos Estatutos da Universidade, em 1999, quando o nome Universidade Mackenzie é mudado para Universidade Presbiteriana Mackenzie. A partir da análise da literatura, os objetivos deste artigo são: a) inventariar as raízes históricas da educação protestante presbiteriana; b) analisar o processo de transformação recente da educação presbiteriana, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de educação pragmática para educação confessional. O método de pesquisa utilizado é o histórico crítico combinado com princípios da observação participante.

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Biografía del autor/a

Antonio Maspoli de Araujo Gomes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Pós-Doutor em História das Ideias pelo IEA da USP. Membro do Laboratório de Psicologia Social Estudos da Religião da USP. Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP

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Publicado

2017-12-08

Cómo citar

Gomes, A. M. de A. (2017). Educação confessional presbiteriana: do pragmatismo protestante ao calvinismo, um longo caminho. Revista Pistis & Praxis, 9(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS03