TEOLOGIA E PEDAGOGIA – SOB A ÓTICA DA “GRAÇA E CRUZ”: desafios para uma pastoral
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i1.10742Palabras clave:
Relação teologia e pedagogia, Graça e cruz, Teologias luteranas, Hermenêutica ricoeuriana, Pedagogia freireana.Resumen
O artigo realiza um diálogo entre teologia e pedagogia tendo como referencial básico a teologia da “graça e cruz” e como parceiros a teologia luterana, a hermenêutica de Paul Ricoeur e a pedagogia de Paulo Freire. Estes três parceiros estão presentes em todo o texto e, ao mesmo tempo, se sobressaem em algumas partes. No início o texto apresenta, de forma sintética, uma reflexão sobre a dimensão interdisciplinar que fundamenta a inter-relação entre teologia e pedagogia, destacando a idéia: “é necessário um diálogo franco, aberto e crítico onde se quer perceber o quanto de pedagógico está inserido na reflexão teológica e o quanto de teológico está embutido em determinada concepção pedagógica”. O texto destaca a “tríade” da educação, filosofia e teologia presente no pensamento de Comenius e reflete sobre a “tríade antropológica” de Paulo Freire, que contém uma forte dimensão teológica. Perpassa e transpassa todo texto uma reflexão sobre a teologia da cruz em que transparece a dimensão confessional do autor e revela uma perspectiva ecumênica e dialógica. Na leitura do texto fica evidente que a teologia da cruz influencia a interpretação da hermenêutica de Paul Ricoeur e da pedagogia de Paulo Freire e, ao mesmo tempo, a teologia luterana é reinterpretada pelo pensamento freireano. Assim, o próprio texto pretende ser, dentro dos seus limites e de suas características, uma intersecção dialógica e crítica entre as diversas ciências do conhecimento humano.
Descargas
Citas
BOFF, L. O despertar da águia: o diabólico e o simbólico na construção da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
BROWNING, D. Religious as growth in practical theological reflection and action. In: BOYS, M. C. Education for citizenship and discipleship. New York: Pilgrim, 1989. p. 133-136.
COMENIO, J. A. Didactica magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo: SERPAC, 1991.
FRAAS, H. J. Glauben und Lernen. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1978.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
MUELLER, E. R. A teologia e seu estatuto teórico: contribuições para uma discussão atual na universidade brasileira. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 47, n. 2, p. 88-103, 2007.
RICOEUR, P. O conflito das interpretações: ensaios hermenêuticos. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1978.
SINNER, R. von. Teologia como ciência. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 47, n. 2, p. 57-66, 2007.
TILLICH, P. Teologia sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
ZABATIERO, J. P. T. Do estatuto acadêmico da teologia: pistas para a solução de um problema complexo. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 47, n. 2, p. 67-87, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.