A TRANSPARÊNCIA DIVINA NA TRAMA DA CRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i2.10676Palabras clave:
Criação, Dom de Deus, Corpo cósmico de Cristo, Morada do Espírito Santo.Resumen
Acolhendo os desafios postos pela “crise ecológica”, o autor se pergunta: é viável continuarmos na direção imposta pelo paradigma antropocêntrico moderno? Continuar legitimando esse paradigma civilizacional seria uma posição eticamente responsável por parte da teologia? Interpelado por essa indagação de fundo, o autor procura reconstruir um discurso acerca da Criação que seja, para todos os efeitos, contemporâneo e, ao mesmo tempo, genuinamente cristão. Ele contempla a complexidade da Criação à luz do Mistério da Trindade Santíssima: como expressão do inusitado e gratuito dom do Pai, como o corpo cósmico de Cristo e como a morada do Espírito Santo. Interpela-nos a assumir nossa intransferível responsabilidade face à inteira Criação, que se encontra ameaçada, em termos de acolhida e de discernimento: acolhida do inaudito dom da vida e discernimento das pegadas do Cristo presentes na Criação e dos gemidos inefáveis do Spiritus Creator que ecoam por entre os meandros sutis do universo. E conclui explicitando a singularidade do discurso cristão acerca da Criação em termos de transparência divina na trama da Criação.Descargas
Citas
ARNOULD, J. Darwin, theilhard de chardin et cie. Bruges: Desclé de Brouwer, 1996.
ARNOULD, J. La théologie après Darwin: éleménts pour une théologie de la création dans une perspective évolucionniste. Paris: Cerf, 1998.
BEHE, M. Darwin´s black box: the biochemical challenge to evolution: Franklin: The Free Press, 1996.
BOFF, L. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.
CAPRA, F.; STEINDL-RAST, D. Pertencendo ao universo: explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. São Paulo: Cultrix; Amaná, 2000.
CHARDIN, P. T. de. Hino do universo. A missa sobre o mundo. Cristo na matéria. Três histórias no estilo de Benson. A potência espiritual da matéria. São Paulo: Paulus, 1994. (Coletânea de 5 textos).
COMBATER a mudança climática: solidariedade humana num mundo dividido. Relatório do Pnud 2007-2008. Disponível em: <http://www.unisinos. br/ihu/ index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task= detalhe&id=10991>. Acesso em: 28 nov. 2007.
DAWKINS, R. Deus, um delírio. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DEMSKI, W. Intelligent design: the bridge between science & theology. Downers Grove: InterVersity Press, 1999.
HAUGHT, J. F. Deus após Darwin: uma teologia evolucionista. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE – IPCC. Mudanças climáticas. 2007. Disponível em: <http://www.ipcc.ch/meetings/ sessions-ipcc-wg.htm>. Acesso em: 18 jul. 2007.
JOÃO PAULO II. Ecclesia de eucharistia. São Paulo: Paulinas, 2003.
KÜNG, H. O princípio de todas as coisas: ciências naturais e religião. Petrópolis: Vozes, 2007.
LAMBERT, D. Sciences et théologie: les figures d´un dialogue. Bruxelles: Lessius, 1999.
MESTERS, C.; OROFINO, F. Novos céus e nova terra, vida no campo e na cidade. A sustentabilidade da vida e a espiritualidade. In: CONGRESSO ANUAL DA SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO –
SOTER, 21., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Paulinas, 2008. p. 11-21. Disponível em: <http://ciberteologia.paulinas.org.br/portals/44/ LivroDigital.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2009.
MOLTMANN, J. Ciência e sabedoria: um diálogo entre ciência natural e teologia. São Paulo: Loyola, 2007.
REIMER, H. Toda a criação: bíblia e ecologia. São Leopoldo, RS: Oikos, 2006.
TAVARES, S. Eucaristia: pluralidade de dimensões na unidade do Mistério, Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 63, n. 3, p. 807-828, 2003.
TAVARES, S. Trindade e criação. Petrópolis: Vozes, 2007.
TAVARES, S. A criação na perspectiva ecológica: a contribuição de Scotus. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 68, n. 4, p. 772-806, 2008.
WILSON, E. O. A criação: como salvar a vida na terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ZIZIOULAS, I. A criação como eucaristia: proposta teológica ao problema da ecologia. Florianópolis: ITESC, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.