CRIAÇÃO E CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v1i2.10664Palabras clave:
Criação, Cuidado, Bíblia, Ecologia, Hermenêutica.Resumen
Este artigo busca enfocar a noção de ‘criação’ no imaginário das tradições hebraicas substanciadas na Bíblia hebraica. O foco está dirigido para o texto de Gênesis 1,1-3. Outras passagens bíblicas também são tomadas em consideração, na medida em que nelas é indicada a dimensão do cuidado humano com o ambiente entendido como criação como tarefa constante do ser humano em esforço sinergético para vencer as forças caóticas desestruturantes do espaço vital. Referente aos primeiros capítulos do livro bíblico de Gênesis, com enfoque principal do capítulo 1,1-3, a tese principal é a de que aí não se trata da noção da ‘criação a partir do nada’, mas da descrição da organização de um espaço vital, que possibilite a vivência humana enquanto espaço cultural e civilizado. Conforme noções míticoteológicas comuns no Antigo Oriente, a organização do espaço vital deriva de luta ou conflito mítico contra as águas caóticas originárias preexistentes. Várias tradições bíblicas indicam que a manutenção do espaço de vida organizado é tarefa constante de cuidado tanto da parte de Deus quanto da parte dos humanos. Onde este cuidado é renegado, a criação pode voltar ao caos, como indica a história do dilúvio. Por isso, o cuidado com o ambiente como espaço vital deve ser tarefa constante de parte dos humanos, como inclusive está normatizado em algumas leis bíblicas de caráter ambiental.Descargas
Citas
BAASTEN, M. F. J. First things first: the syntax of Gn 1:1-3 revisited. In:
BAASTEN, M. F. J.; MUNK, R. (Ed.). Studies in hebrew language and jewish culture. Dordrecht: Springer, 2007. p. 178.
BOFF, Leonardo. Princípio terra: a volta à terra como pátria comum. São Paulo: Ática, 1995.
______. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1999a.
______. Ética da vida. Brasília: Letraviva, 1999b.
______. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999c.
CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 2000.
CROATTO, J. S. A vida da natureza em perspectiva bíblica. Apontamentos para uma leitura ecológica da Bíblia. Revista de Interpretação Bíblica LatinoAmericana, n. 21, p. 42-50, 1995.
GESENIUS, W. Hebrew Grammar. 4th ed. Boston: Gould, Kendall and Lincoln, 1845.
KEEL, O. Jahwes entgegnungen an Ijob. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1978.
KEEL, O.; SCHROER, S. Schöpfung: biblische theologien im kontext altorientalischer religionen. Göttingen: Vandebhoeck & Ruprecht, 2002.
MOLTMANN, J. Deus na criação: doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.
REIMER, H. Gênesis: casa comum: espaço de vida, cuidado e felicidade. São Leopoldo, RS: Cebi, 2007.
______. Toda a criação: bíblia e ecologia. São Leopoldo, RS: Oikos, 2006. ______. Sustentabilidade e cuidado. Contribuições de textos bíblicos para uma espiritualidade ecológica. In: TEPEDINO, A. M.; ROCHA, A. (Org.). A teia do conhecimento: fé, ciência e transdisciplinariedade. São Paulo: Paulinas, 2009. p. 273-288.
REIMER, H.; RICHTER REIMER, I. Tempos de graça: jubileu e as tradições jubilares na Bíblia. São Leopoldo, RS: Cebi; São Paulo: Paulus, 1999.
RIBEIRO, O. L. A cosmogonia de inauguração do templo de Jerusalém: o Sitz im Leben de Gn 1,1-3 como prólogo de Gn 1,1-2,4 a. 2008. 317 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
______. Vento tempestuoso: um ensaio sobre a tradução e a interpretação de Gn 1,2 à luz de Jr 4, Fragmentos de Cultura, v. 12, n. 4, p. 573-598, 2002.
SIMKINS, R. Criador e criação: a natureza na mundividência do Antigo Israel. Petrópolis: Vozes, 2004.
WESTERMANN, C. Genesis 1-11: a continental commentary. Minneapolis: Fortress Press, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.