CURSOS DE PEDAGOGIA E O ENSINO RELIGIOSO: UM DEBATE NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6114Keywords:
Formação docente, Ensino Religioso, Anos iniciais do ensino fundamental.Abstract
O artigo é decorrente de um projeto de investigação em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná que objetiva prioritariamente analisar, nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de um Estado da Região Sul do Brasil, evidências do componente curricular Ensino Religioso no processo de formação docente para a educação básica. Sabemos que, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, em 15 de maio de 2006, a Resolução CNE/CP n. 1, que institui as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia,licenciatura, é um belo exemplo dos enfrentamentos e dissensos que podem ser gerados nas disputas curriculares. Destacamos que, no âmbito dessa Resolução não aparece o Ensino Religioso como uma das atribuições de docência do pedagogo como em outras áreas de conhecimento. As análises e reflexões no momento da pesquisa apontam a necessidade de qualificar os cursos de Pedagogia no Brasil, responsáveis pela formação do professor, já que tais propostas têm obliterado os temas relacionados ao Ensino Religioso.Downloads
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