CURSOS DE PEDAGOGIA E O ENSINO RELIGIOSO: UM DEBATE NECESSÁRIO

Authors

  • Lourival José Martins Filho

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6114

Keywords:

Formação docente, Ensino Religioso, Anos iniciais do ensino fundamental.

Abstract

O artigo é decorrente de um projeto de investigação em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná que objetiva prioritariamente analisar, nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de um Estado da Região Sul do Brasil, evidências do componente curricular Ensino Religioso no processo de formação docente para a educação básica. Sabemos que, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, em 15 de maio de 2006, a Resolução CNE/CP n. 1, que institui as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia,licenciatura, é um belo exemplo dos enfrentamentos e dissensos que podem ser gerados nas disputas curriculares. Destacamos que, no âmbito dessa Resolução não aparece o Ensino Religioso como uma das atribuições de docência do pedagogo como em outras áreas de conhecimento. As análises e reflexões no momento da pesquisa apontam a necessidade de qualificar os cursos de Pedagogia no Brasil, responsáveis pela formação do professor, já que tais propostas têm obliterado os temas relacionados ao Ensino Religioso.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRANDENBURG, L. E. A interação pedagógica no ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

BRASIL. Lei n. 9475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 22 jul. 1997. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm>. Acesso em: 15 mar. 2008.

CARDOSO, M. L. Questões sobre educação. In: GOULART, C. (Org.). Dimensões e horizontes da educação no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004.

CORDEIRO, D. A evolução dos paradigmas e o ensino religioso. In: SILVA, V. da. (Org.). Ensino religioso: educação centrada na vida: subsídios para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. p. 34-43.

FERNANDES, M. M. S. Afinal, o que é o ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000.

FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FUCHS, H. L. (Org.). Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005.

JUNQUEIRA, S. R. A. O ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, S.; WAGNER, R. (Org.). Ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 27-54.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; EDUSP, 1989. p. 30-38.

MARTINS FILHO, L. J.; WACHS, M. C. (Org.). O ensino religioso e a decência nas séries iniciais do ensino fundamental: inquietações iniciais. In: KLEIN, R.; BRANDENBURG, L. E.; WACHS, M. C. (Org.). O ensino religioso: diversidade e identidade. In: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5., 2008, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Sinodal; EST, 2008.

MARTINS FILHO, A. J. (Org.). Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.

MARTINS FILHO, A. J. O lugar da criança. Pátio educação infantil, v. 6, n. 17, p. 10-13, 2008.

NÓVOA, A. Formação de professores e ação pedagógica. Lisboa: Educar, 2002.

OLENIKI, M. L. R.; DALDGAN, V. M. Encantar: uma prática pedagógica no ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2004.

SANDER, B. Políticas educacionais e seus desdobramentos para a gestão da escola. In: SIMPÓSIO CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – AAESC, 23., 2006. Camboriú. Anais... Camboriú: AAESC, 2006. p. 17.

STEFFENS, M. P.; KLEIN, R. A primeira infância e o ensino religioso: encontro essencial. In: FUCHS, H. L. et al. Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. p. 155-160.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

WACHS, M. C. A didática do ensino religioso em cursos de formação de professores de ensino médio. In: WACHS, M. C. et al. (Org.). Práxis do ensino religioso na escola. In: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: EST; Sinodal, 2007.

Published

2012-10-06

How to Cite

Filho, L. J. M. (2012). CURSOS DE PEDAGOGIA E O ENSINO RELIGIOSO: UM DEBATE NECESSÁRIO. Pistis Praxis, 4(2), 575–587. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6114

Issue

Section

Articles