Bioética, nova cultura somática e sensibilidade: o cuidado do profissional da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7673Keywords:
Bioética, Corporeidade, Alteridade, Ética do cuidado, Humanização, Profissionais da Saúde.Abstract
A Bioética, como ciência da vida, apresenta, em sua essência, a preocupação pela humanização da humanidade que acontece especialmente no corpo e na carne humanas. Graças aos avanços da Biologia, da Técnica e da Informática, que propõem novas formas de corpos, emerge uma nova cultura somática. Como esta tem a tendência de privilegiar a saúde como bem-estar do corpo biológico, delineia-se uma bioética preocupada em restituir o sentido da carnalidade humana, partindo da sensibilidade como categoria ético-filosófica central. Portanto, o objetivo deste ensaio é mostrar o impacto da categoria da Sensibilidade no repensamento da Ética do cuidado do profissional da Saúde no contexto da nova cultura somática contemporânea. O cuidado da pessoa enferma revelase como o cerne das atividades dos profissionais da saúde em razão da humanização do corpo do outro enquanto corpo de carne, enfatizando a centralidade da sensibilidade e carnalidade humanas. Isso conduz a um reposicionamento da compreensão do agir do profissional de saúde pautado em uma ética do cuidado em que o rosto evoca o corpo enquanto carnalidade. Dessa forma, o rosto enfermo não se reduz à enfermidade, mas suplica que seja cuidado de acordo com a sua singularidade e vulnerabilidade, convidando o profissional da Saúde a se preocupar com o outro em sua absoluta unicidade, o que transcende a visão reducionista do corpo e da saúde praticados pela nova cultura somática.
Downloads
References
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
EHRENBERG, A. L’individu incertain. Paris: Hachette Littératures, 1995.
FREIRE, J. O vestígio e a aura. Corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GUILLEBAUD, J. C. Le gôut de l’avenir. Paris: Seuil, 2003.
LACROIX, X. Le corps et L´Esprit. Paris: Vie Chrétienne, 2005.
LACROIX, X. O corpo de carne: as dimensões ética, estética e espiritual do amor. São Paulo: Loyola, 2009.
LE BRETON, D. Adeus ao corpo. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
LÉVINAS, E. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997a.
LÉVINAS, E. A filosofia e a idéia de infinito. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997b. p. 201-216.
LÉVINAS, E. Linguagem e proximidade. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997c. p. 265-288.
LÉVINAS, E. O vestígio do outro. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget; 1997d. p. 227-245.
LÉVINAS, E. De otro modo que ser o más allá de la esencia. 4. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2003.
LÉVINAS, E. O tempo e o outro. Revista Phainomenon, n. 11, p. 149-190, 2005. LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIERRE, L. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.
PIERRE, L. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da inteligência. São Paulo: Editora 34, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.