Por um esperar que nos move ao agir

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS07

Keywords:

Esperança, Memória, Pobres, Ética, Teologia Latino-americana da Libertação

Abstract

O artigo procura explorar a virtude da esperança cristã como força motriz para a ação em prol da justiça social, especialmente focada na opção preferencial pelos pobres, que são protagonistas e não mero destinatários da doutrina social da Igreja. Afirma que a esperança é tematizada a partir da nota ética presente na orientação escatológica da Teologia da Libertação. Essa esperança não é uma fuga da realidade, mas uma força encarnada, crítica e performativa, que une a memória do sofrimento (especialmente a Paixão de Cristo) à antecipação do futuro escatológico. Ela exige um agir ético e responsável, inspirado no Deus que toma partido pelos sofredores e convoca à construção de um mundo mais justo e humano. Com a metodologia de revisão bibliográfica, dialogando com diversos autores, como J. Moltmann e J. B. Metz, o artigo critica a aporofobia (aversão aos pobres) e relembra as bases da Teologia Latino-americana da Libertação, influenciada por Moltmann e Metz, como uma resposta profética às injustiças. Diante dos desafios globais contemporâneos – guerras, crise climática, migrações forçadas e extremismos – a teologia é chamada a ser um discurso servidor da esperança.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria de Lourdes Fonseca Freire Norberto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora, mestre e bacharel em Teologia sistemática (PUC-Rio); Graduada em Letras, e Comunicação Social (PUC-Rio). Pesquisadora no grupo de estudos Diversidade Sexual, Cidadania e Religião da PUC-Rio, desde 2010. Participa da Rede Brasileira de Teólogas, e da Rede TeoMulher desde a fundação.

Rogério Guimarães de Almeida Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Possui mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2017); Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009); graduação em Curso Livre de Graduação em Teologia Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (2005), graduação em Curso Livre de Graduação em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (2001). Professor de Teologia em Institutos de curso livre em Teologia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim/ES e do Instituto Interdiocesano de Teologia do Regional Leste 3 da CNBB. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: esperança, Deus, escatologia, Igreja, metodologia da pesquisa teológica e formação da consciência Crítica.

Beatriz Maria Gross, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui mestrado em Teologia Sistemática e graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Também graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente desenvolve projetos na área da escrita acadêmica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena a revisão da Enciclopédia Teológica Latino-americana, junto à FAJE, e coordena a equipe de revisão da revista Dignidade Re-Vista, da PUC-Rio, na área de direitos humanos. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, em revisão de textos de artigos científicos, dissertações e teses, e adequação de linguagem.

Lucíola Cruz Paiva Tisi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio,(2022- ).Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2020. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica 2011-2017. Concluiu o Curso Superior de Complementação de Estudos em Literatura Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Concluiu o curso superior de Complementação de Estudos em Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas na Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro (2019). Possui curso de Pós-graduação Lato Sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pela UNIBENNETT- Centro Universitário metodista(2004). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983).

Published

2025-08-27

How to Cite

Norberto, M. de L. F. F., Cunha, R. G. de A., Gross, B. M., & Tisi, L. C. P. (2025). Por um esperar que nos move ao agir. Pistis Praxis, 17(2), 292–301. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS07