Andarilhos do bem

a peregrinação da esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS02

Palavras-chave:

Peregrinação, Fé-palavra, Esperança, Vaticano II, Papa Francisco

Resumo

A peregrinação no cristianismo é um ato de devoção religiosa, puramente sagrada, que consiste, além de uma viagem, uma renovação espiritual, segura na fé e no amor divino. Da saída dos apóstolos para a evangelização do cristianismo à “Igreja em saída”, proposta pelo Santo Papa Francisco, a esperança de um novo éon vai se fazendo viver. O Santo ano de 2025 é o ano do Jubileu da Esperança, promovido pela bula Papal: “Spes non confundit” convida a todos para retomarmos o caminho da fé e da esperança no amor de Cristo Jesus, de caminharmos juntos tornando-nos andarilhos do bem para e em favor do bem comum. Este estudo tem como objetivo contextualizar um pouco sobre a esperança e sua transitoriedade da fé-palavra que foi amplamente enaltecida no pontificado do Papa Francisco. Utilizamos uma metodologia dedutiva em uma pesquisa bibliográfica qualitativa. O trabalho será dividido em quatro partes: o princípio da peregrinação cristã, fé-palavra e prática na esperança, o desenlace do Concílio do Vaticano II no pontificado do Papa Francisco e a peregrinação da esperança no jubileu ordinário de 2025.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lutherkin Lino Ludvich, Pontifícia Universidade Católica (PUCPR)

Formado e mestrando em Teologia pela Universidade Pontifícia Católica do Paraná – PUC-PR. Aluno Bolsista Brasil (CAPES). Número de processo: 88887.954630/2024-00.

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor no Bacharelado em Teologia da PUCPR. Professor no PPG em Teologia da PUCPR. Professor no PPG em Bioética da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa r(Cnpq) - Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Ludvich, L. L., & Souza, W. (2025). Andarilhos do bem: a peregrinação da esperança. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 227–238. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS02