O desafio da prática da fé no mundo urbano à luz do pensamento de Paul Ricoeur
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.AO02Keywords:
fé, técnica, identidade eclesial, utopia, mundo urbano.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar o desafio da prática da fé no mundo urbano à luz do pensamento de Paul Ricoeur. Primeiramente, trata-se de identificar que, diante do paradigma tecnológico em que estamos vivendo, sobressai o encanto do ser humano pelo poder da manipulação que está em suas mãos. Ressalta-se que o antropocentrismo despótico se tornou o tema dominante da nossa época. Diante do clima cultural hodierno, é urgente que a comunidade eclesial se pergunte de maneira autocrítica pelo desafio da prática da fé, especialmente no mundo urbano onde vive, frente à pluralidade de formas da vida e o problema da relação entre religião e ética, que efetivamente se converte em um problema social e político. Nesse sentido, esse artigo evidencia que é o modo de sentir a vida humana que modifica a forma de compreensão do mundo; isto porque aqueles que creem vivem no mundo a emergência da fé do seu tempo. Por fim, conclui-se que Ricoeur propõe pensar filosoficamente o sentido e a função de uma comunidade eclesial com implicações teológico-pastorais, uma vez que sua análise nos interpela a interpretar os sinais dos tempos e discernir os espíritos que constituem os desafios da fé no mundo urbano.
Downloads
References
LIBANIO, João Batista. Eu Creio, Nós cremos. Trato da fé. São Paulo: Loyola, 2000.
KERL, Medard. Escatologia. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2003.
RICOEUR, Paul. “Dio non è onipotente”. In: E. BIANCHI. La lógica di Gesù. Magnano: 2009, pp. 107-133.
RICOEUR, Paul. “Il Cristiano e la civiltá occidentale”. In: E. BIANCHI. La lógica di Gesù. Magnano: 2009, pp. 107-133.
RICOEUR, Paul. Historia y verdade. Madrid, Ediciones Encuentro, 1990.
RICOEUR, Paul. Expérience et langage dans le discurs religiex” in: J-L. CHRETIENS, M HENRY, J,L. MARION, P. RICOEUR, Phénoménologie et théologie. Paris, 1992, pp. 15-38.
RICOEUR, Paul. La critique et la conviction. Entretien avec François Azouvi et Marc de Launay. Camann-Lévy: Librairie Arthème Fayard/ Pluriel, 1998.
RICOEUR, Paul. L’herméneutique de la sécularisation. Foi, Idéologie, Utopie. In. E. CASTELLI. Herméneutique de la sécularisation. Paris: Éditions Montaigne, 1976.
RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Essais d’herméneutique II. Paris: Éditions Seuil, 1986.
RICOEUR, Paul. Lecture 3. Aux fronteires de la philosophie. Paris: Éditions du Seuil, 1994.
RICOEUR, Paul. La critique et la conviction. Entretien avec François Azouvi et Marc de Launay. Camann-Lévy: Librairie Arthème Fayard/ Pluriel, 1998.
RICOEUR, Paul. Les incidences theologiques des recherché actualles concernant le langage. Louvain-la-Neuve, 1984.
RICOEUR, Paul. “Essere protestanti oggi”. In: C. PARAVATI. Paul Ricoeur. Per un’ utopia ecclesiale. Torino: Claudiana, 2018, pp. 9-20.
RICOEUR, Paul. “Prezenza della chiesa nel mondo”. In: C. PARAVATI. Paul Ricoeur. Per un’ utopia ecclesiale. Torino: Claudiana, 2018, pp. 21-38.
RICOEUR, Paul. “Senso e linguaggio”. In: C. PARAVATI. Paul Ricoeur. Per un’ utopia ecclesiale. Torino: Claudiana, 2018, pp. 39-54.
RICOEUR, Paul. Le conflit des interprétations. Essais d’herméneutique. Paris: Éditions du Seuil, 1969.
RICOEUR, Paul. L’Homme et son mystère, XIIº semaine des intellectuels catholiques, (1959). Paris: Ed. Pierre-Horay, 1960, pp 119-130.
RICOEUR, Paul. Doutrine de l’homme, polycopié. Cahier du CPO. Paris: 1966.
RICOEUR, Paul. “Herméneutique de l1idée de révélation”. In: P. RICOEUR. La révélation. Bruxelles, 1984.
MOLTMANN, Jürgen. A vinda de Deus. Escatologia Cristã. São Leopoldo: Unissinos, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.