Visibilidade e invisibilidade: Interseções literárias do feminino na Bíblia
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS22Keywords:
visibilidade, invisibilidade, feminino, masculino.Abstract
Este artigo procura uma abordagem da questão da visibilidade e invisibilidade do feminino na Bíblia, procurando debater os diferentes matizes que lhe são inerentes. Procura-se uma verdade e uma redescoberta da estratégia literária bíblica que seja integradora e ampla. O debate supõe conhecer algumas notas prévias e a fragilidade de algumas formulações convencionais. Necessita igualmente de abrir-se a uma visibilidade negativa versus uma positiva, que a amplie e questione. E, neste contexto, que se redescubram os contornos de uma surpreendente invisibilidade do feminino; se desenvolva um novo olhar sobre a própria visibilidade do feminino na Bíblia e sobretudo que toda a reflexão se abra à dimensão invisível de um agir sábio, que é participação no grande mistério desde logo inscrito na própria criação do ser humano.
Downloads
References
BOSETTI, E. Donne della Bibbia: Bellezza intrighi, fede, passione. Assiri: Cittadella Editrice, 2013.
CHALIER, C. Figures du féminin: Lecture d’Emmanuel Lévinas, La nuit surveillée. Paris: Verdier, 1982.
CHALIER, C. Les matriarches : Sarah, Rebecca, Rachel et Léa. Paris: Éditions Cerf , 2010.
FISCHER, I. Des femmes aux prises avec Dieu : Récits bibliques sur les débuts d’Israël. Paris: Cerf, 2008a.
FISCHER, I. Des femmes messagères de Dieu : Prophètes et prophétesses dans la Bible hébraïque. Pour une interprétation respectueuse de la dualité sexuelle. Paris: Cerf, 2008b.
FISCHER, I. Femmes sages et dame Sagesse dans l’Ancien Testament : Des femmes conseillères et éducatrices au nom de Dieu. Paris: Cerf, 2008c.
FISCHER, I. Gender-faire Exegese: Gesammelte Beiträge zur Reflexion des Genderbias und seiner Auswirkungen in der Übersetzung und Auslegung von biblischen Texten. Münster: Lit, 2004.
LACOQUE, A. Subversives : Un Pentateuque de femmes. Paris: Editions Cerf, 1992.
LÓPEZ, E. E. Práticas compassivas y visibilidade femenina. In: PUERTO, M. N. La mujer en la Biblia. Navarra: Editorial Verbo Divino, 1997. p. 23-34.
MURPHY-O’CONNER, J.; MILITELLO, C.; RIGATO, M. L. Paolo e le donne. Assiti: Cittadella Editrice, 2006.
PELLETIER, A-M. La Sagesse au féminin dans la Bible. Un repérage de la question. In: CONGRÈS DE L’ACFEB. LA SAGESSE BIBLIQUE DE L’ANCIEN AU NOUVEAU TESTAMENT, 15., 1995, Paris. Actes... Paris, 1995. p. 197-207.
WÉNIN, A.; FOCANT, C. Vives femmes de la Bible. Bruxelas: Éditions Lessius, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.