Cuidar dos outros, cuidar de Deus — o testemunho de Etty Hillesum
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.espec.DS19Keywords:
Cuidado. Éticas do cuidado. Feminismo cultural. Valor da oração. Fragilidade de Deus.Abstract
O texto incide sobre o pensamento de Etty Hillesum enquanto representativa das éticas do cuidado mostrando o modo muito próprio como o viveu, quer na sua relação com os outros, quer na sua relação com Deus. Há uma breve apresentação do conceito de cuidado, considerando-o como uma dimensão identificadora do humano, seguem-se algumas reflexões sobre as éticas do cuidado, integrando-as no feminismo cultural e demarcando-as das éticas generalistas. Centrando-nos nos escritos ettianos — cartas e diários — apresentamos Hillesum enquanto judia holandesa, analisando o modo como viveu e morreu sob a ocupação nazi na segunda guerra mundial. Considerando-a como cuidadora por excelência, nela destacamos diferentes vertentes. É objectivo deste texto acompanhar a evolução de Etty, desde uma primeira fase, essencialmente terapêutica, até à vivência de uma plenitude espiritual em que se propõe ajudar os outros, inclusivamente o próprio Deus, do qual assume a fragilidade.
Downloads
References
BOFF, L. Saber Cuidar. Ética do humano-compaixão pela terra, Petrópolis, Vozes, 1999.
FERREIRA, M. L. Ribeiro, "Espinosa e Ethy Hillesum". In: Nos passos de Etty Hillesum. Notas Espirituais de uma Peregrinação a Westerbork. Lisboa: Capela do Rato, 2017. p. 107-133.
FERREIRA, M. L. R. “Spinoza and Ethy Hillesum: Two different views of God”. In: The Ethics and Religious Philosophy of Ethy Hillesum, Proceedings of the Ethy Hillesum Conference at Ghent University, January 2014, ed. by Klaas Smelik, Meins G.G. Coetsier and Jurgjen Wieserma, Brill. Leiden: Boston, 2017. p. 147-157.
FERREIRA, M. L. R. “A powerless God. Etthy Hillesum and Dietrich Bonhoeffer”. In: The Lasting Significance of Ethics and Religious Philosophy of Ethy Hillesum, ed. by Klaas Smelik. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2019. p. 325-340.
FRANCISCO. FRATELLI TUTTI. Carta Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social. Prior Velho: Paulinas, 2020.
FRANCISCO. LAUDATO SI’. Carta Encíclica sobre o Cuidado da Casa Comum. Prior Velho: Paulinas, 2015.
HILLESUM, E. Uma Vida Interrompida: os Diários de Etty Hillesum 1941-4. Rio de Janeiro: Editora Record, 1981.
HILLESUM, E. Diário, 1941-1943. Trad. Maria Leonor Raven-Gomes. Lisboa: Assírio e Alvim, 2008.
HILLESUM, E. Cartas 1941-1943. Trad. Ana Leonor Duarte e Patrícia Couto. Lisboa: Assírio e Alvim, 2009.
HILLESUM, E. The Complete Works 1941-1943. In: SMELIK, K.; COETSIER, M. (ed.). Maastrich: Shaker Verlag, 2014. (vols. 1 e 2).
MENDONÇA, J. T.; CONDADO, F. Nos Passos de Etty Hillesum. Lisboa: Documenta, 2016.
MICHAELDAVIDE, F. Etty Hillesum. Humanidade Enraizada em Deus. Prior Velho: Paulinas, 2016.
SENNFELT, C. “Westerbork”. In: AAVV, Nos passos de Etty Hillesum. Notas Espirituais de uma Peregrinação a Westerbork. Lisboa: Capela do Rato, 2017. p. 71-81.
TAVARES, G. M. Aprender a rezar na era da técnica. Lisboa: Caminho, 2007.
WOODHOUSE, P. Etty Hillesum uma vida transformada. Lisboa: Paulinas, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.