O Sínodo da Amazônia e os dilemas do catolicismo
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.DS05Keywords:
Sínodo da Amazônia. Diversidade Religiosa e Cultural. Igreja Católica e AmazôniaAbstract
O presente artigo pretende apreciar, reflexivamente, a proposta do Sínodo da Amazônia convocado pelo Papa Francisco – a realizar-se em Roma em 2019. Os documentos preparatórios e as reações internas e externas à Igreja, demonstram a importância social, ecológica, econômica, cultural, política e religiosa deste evento, que poderíamos chamar de momento inflexivo. No contexto mais amplo, percebemos o esforço de reconfigurar o catolicismo na Amazônia. A partir de metodologia qualitativa teórica, com revisão bibliográfica parcial, combinada às reflexões sobre alguns sinais extra e intrainstitucionais investigaremos que caminhos o catolicismo está trilhando na Amazônia e na contemporaneidade.Downloads
References
CNBB. O Sínodo para a Pan-Amazônia. CNBB. Igreja Católica Apostólica Romana. Brasília, 19/02/2019. Disponível em: <http://www.cnbb.org.br/o-sinodo-para-a-pan-amazonia/> Acesso em: 24 jun. 2019.
DOMINGUES, Felipe. Entenda por que o Vaticano prepara um encontro sobre a Amazônia e o que será discutido. G1 Portal de Notícias, Rio de Janeiro, 25/06/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/06/25/entenda-por-que-o-vaticano-prepara-um-encontro-sobre-a-amazonia-e-o-que-sera-discutido.ghtml> Acesso em: 26 jun. 2019.
DREHER, Martin. História do povo de Jesus, São Leopoldo: Sinodal, 2014.
DUPUIS, J. Rumo a uma teologia cristã do pluralismo religioso. São Paulo: Paulinas, 1999.
FOLHA DE S. PAULO. 1969: CNBB tenta contornar polêmica após cogitar a inclusão de casados no clero. São Paulo: Folha de S. Paulo, 7 abr. 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/banco-de-dados/2019/04/1969-cnbb-tenta-contornar-polemica-apos-cogitar-a-inclusao-de-casados-no-clero.shtml>.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Cultrix, 1999.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da Casa Comum. Vaticano: Cidade do Vaticano, 2015. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf> Acesso em 26 jun. 2019.
HARVEY, David. A produção social dos espaços, São Paulo: Grafar, 2001.
HERVIEU-LÉGER, Daniele. O peregrino e o convertido. A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
MARTINS, K. D. A ‘civilização cristã’ como projeto católico para a sociedade amazônica: D. Macedo Costa e seus interlocutores no oitocentos. Revista Tempo Amazônico, v. 2, p. 141- 169, 2015.
MAUÉS, R. Heraldo. A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: EDUFPA, 1980.
MAUÉS, R. Heraldo. Comunidades “no sentido social da evangelização”: CEBs, Camponeses e Quilombolas na Amazônia Oriental Brasileira. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 13-37, 2010.
PACHECO, Agenor Saraf. Religiosidade afro-indígena e natureza na Amazônia. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 30, p. 476-508, abr./jun. 2013.
PIMENTEL, Walbi S.. A Igreja dos pobres: resistências eclesiais no norte do Brasil (1966-1983). 1ª. ed. Curitiba: Prismas, 2016.
POLITI, Marco. La solitudine di Francesco. Bari: Editori Laterza, 2019.
REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Política e Religião: Participação política dos católicos carismáticos do Brasil. 2016. 146pp. Tese (Doutorado em Sociologia) – UFSCar, São Carlos, 2016.
REIS, M. V. F.; CARMO, A.T. O campo religioso amapaense: uma análise a partir do Censo do IBGE de 2000 e 2010. Observatório da Religião, Universidade do Estado do Pará, v.2, n.2, 175-197, 2015.
REPAM BRASIL. Comissão Episcopal para a Amazônia. Rede Eclesial Pan-Amazônica. Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma Ecologia Integral. Documento Preparatório. 2ª. ed. Brasília: Edições da CNBB, 2018.
SANCHIS, Pierre. As tramas sincréticas da história – sincretismo e modernidades no espaço luso-brasileiro. In: SANCHIS, Pierre. Religião, cultura e identidades. Matrizes e matizes. Petrópolis: Vozes, 2018, p. 42-65.
SECRETARIA GERAL DOS BISPOS. Instrumentum Laboris. Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Vaticano: Cidade do Vaticano, 2018. Disponível em: <http://www.sinodoamazonico.va/content/sinodoamazonico/pt/documentos/instrumentum-laboris-do-sinodo-amazonico.html> Acesso em: 24 jun. 2016.
TEIXEIRA, Faustino. Teologia das religiões: uma visão panorâmica. São Paulo: Paulinas, 1995.
V.V.A.A. Instrumentum laboris. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral, 2018.
V.V.A.A. Assembleia de Beni, Equador, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.