Cartas de Francisco para o Dia Mundial das Comunicações: Voz e interlocuções de um papa latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.08.003.DO10Abstract
O objetivo deste artigo é discutir como as cartas do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais problematizam as relações entre Igreja e cultura midiática. Para sustentar esta abordagem, adota-se a compreensão de que as cartas papais são um gesto comunicativo que articula um discurso sobre o contexto contemporâneo, de midiatização da sociedade, capaz de revelar o lugar de enunciador do Papa ao mesmo tempo em que se revela o seu par na interlocução. As cartas surgem assim como figurações da expressão dos posicionamentos papais voltados para seus públicos, estabelecendo um território comum de interlocução numa tentativa de intercompreensão dos elementos que afetam a constituição dos sujeitos no mundo contemporâneo.Downloads
References
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARICHELLO , E. M. R; SCHEID, D. Apontamentos sobre a construção da visibilidade das instituições na internet a partir de um cenário da midiatização da sociedade. In: MÉDOLA, A. S. L. D.; ARAÚJO, F. B. Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática: XV Compós. Porto Alegre: Sulina, 2010.
BRAGA, J. L. Midiatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, A. S.; ARAÚJO, D. C.; BRUNO, F. (Orgs.). Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática vol. 1. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 141-167.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et spes. In: Compêndio do Vaticano II. 22ª ed. Petróplis: Vozes, 1991. p. 141-256.
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Inter mirifica. In: Compêndio do Vaticano II. 22ª ed. Petróplis: Vozes, 1991. p. 565-578.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO [CELAM]. Documento de Aparecida. Brasília: Edições CNBB, 2007.
DARIVA, N. Comunicação social na Igreja: documentos fundamentais. São Paulo: Paulinas, 2003.
FRANÇA, V. Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, Vera. Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 60-88.
FRANCISCO. Comunicação e Misericórdia, um encontro fecundo: L Dia Mundial das Comunicações Sociais. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20160124_messaggio-comunicazioni-sociali.html>. Acesso em: 10 set. 2016.
FRANCISCO. Comunicar a família, ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor: XLIX Dia Mundial das Comunicações Sociais. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20150123_messaggio-comunicazioni-sociali.html>. Acesso em: 10 set. 2016.
FRANCISCO. Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro: XLVIII Dia Mundial das Comunicações Sociais. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20140124_messaggio-comunicazioni-sociali.html>. Acesso em: 4 set. 2016.
FRANCISCO. Exortação apostólica “Evangelii gaudium”: a alegria do Evangelho. São Paulo: Paulinas, 2013.
JOÃO PAULO II. Mass-media, presença amiga ao lado de quem procura o Pai: Mensagem para o 33º Dia Mundial das Comunicações. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/messages/communications/documents/hf_jp-ii_mes_24011999_world-communications-day.html>. Acesso em: 4 set. 2016.
PAULO VI. As comunicações sociais e a juventude: Mensagem para o 4º Dia Mundial das Comunicações. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/paul-vi/pt/messages/communications/documents/hf_p-vi_mes_19700406_iv-com-day.html>. Acesso em: 4 set. 2016.
PRADO, D. F; SOUSA, C. de . S. O que a Igreja diz sobre mídia, família e juventude? Análise das cartas papais para o Dia Mundial das Comunicações. In: MAÇANEIRO, Marcial (org.). Teologia em questões. Aparecida: Ed. Santuário, 2014. p. 125-145.
PUNTEL, J. T. Igreja a caminho na comunicação. In: Teocomunicação. Porto Alegre, v. 41, n. 2 jul.-dez. 2011. p. 221-242.
PUNTEL, J. T. Igreja e Comunicação na Contemporaneidade. In: Novos olhares. São Paulo: ECA/USP, 2007.
PUNTEL, J. T. Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: Paulinas, 2005.
SCANNONE, C. J. La teología argentina del pueblo. In: Gregorianum n. 96, 2015/1. p. 9-24.
SCANNONE, C. J. A teologia do povo. Entrevista com Juan Carlos Scannone (2014). Disponível em : <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/522076-a-teologia-do-povo-entrevista-com-juan-carlos-scannone%20>. Acesso em 10 nov. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.