O PADRE ANTÔNIO VIEIRA E O MÉTODO DA PREGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i1.13778Keywords:
Sermões, Método de pregação, Evangelização, Princípio da encarnação.Abstract
O objetivo do presente trabalho é apresentar os elementos essenciais que caracterizam a pregação no período da Escolástica Barroca a partir dos sermões do Padre Antônio Vieira. A análise dos sermões permite aprofundar as premissas conceituais, epistemológicas, religiosas e sociais acerca do significado dos conteúdos do saber produzido pela Companhia de Jesus no âmbito da evangelização. Na articulação do modelo sacramental e do princípio da encarnação pode-se chegar a perceber os diferentes níveis do discurso de Vieira, que, por sua vez, implica a discussão de questões retóricas, sociais e políticas. O princípio paradoxal do cristianismo, ou seja, a doutrina do Verbo encarnado revela-se, do ponto de vista metodológico, excelente guia de leitura para os sermões, bem como para a literatura de espiritualidade da Companhia de Jesus.
Downloads
References
AQUINO, T. La conoscenza sensibile: commenti ai libri di Aristotele de sensu et sensato, de memoria et reminiscentia. Bologna: Edizione Studio Dominicano, 1997.
AZEVEDO, J. L. História de Antônio Vieira. 2. ed. Lisboa: Clássica, 1931.
BARROS, A. Vida do apostólico Padre Antônio Vieira: chamado por antonomásia o Grande. Lisboa: Nova Officina Syviana, 1745.
BESSELAAR, J. V. D. António Vieira: o homem, a obra, as idéias. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1981.
BROGGIO, P. Evangelizzare il mondo: le missioni della Compagnia di Gesù tra Europa e America (secoli XVI-XVII). Roma: Carocci, 2004.
CABRAL, L. G. V. C. P. Vieira pregador. Porto: José Frutuoso da Fonseca, 1901. v. 2. CANTEL, R. Les sermons de Vieira: étude du style. Paris: Hispano-Americanas, 1959.
CARVALHO DA SILVA, P. J. A tristeza na cultura luso-brasileira: os sermões do padre Antonio Vieira. São Paulo: EDUC, 2000.
CHATELLIER, L. A religião dos pobres: as fontes do cristianismo moderno século XVI-XIX. Lisboa: Estampa, 1995.
CIDADE, H. Atividade política do padre Antonio Vieira. Lisboa: Independência, 1955. v. 14-15.
FLORENSKIJ, P. Il valore magico della parola. Milano: Medusa, 2001.
GRACIÁN, B. Arte de ingenio, Tratado de la Agudeza. Madrid: Cátedra, 1998.
HANSEN, J. A. Prefácio. In: PÉCORA, A. B. Teatro do sacramento: a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. Campinas: Ed. da Unicamp; São Paulo: EDUSP, 1994. p. 15-36.
______. Sistemas doutrinários da representação nas obras de Antônio Vieira. In: AZEVEDO, S. M; COSTA RIBEIRO, V. (Org.). Vieira: vida e palavra. São Paulo: Loyola, 2008. p. 156-182.
HENRY, M. Eucaristia e fenomenologia nella riflessione filosofica contemporanea In: REALI, N. (Org.). Il mondo del sacramento: teologia e filosofia a confronto. Milano: Paoline, 2001. p. 125-133.
KOLVENBACH, P. H. Foli per Cristo: la sapienza di Maestro Ignazio. Roma: Borla, 1999.
LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugalia; Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 1938-1950. v. 4.
LINS, I. Aspectos do Padre Antonio Vieira. Rio de Janeiro: São José, 1956.
LISBOA, J. F. Vida do Padre Antonio Vieira. São Paulo: Jackson, 1952.
LOBO, F. A. Memória histórica e critica acerca do Padre António Vieira e das suas Obras. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1897.
MAJORANA, B. Il pulpito e l´attrice il teatro nella predicazione di Paolo Segneri en fantasmi femminili nel castello dell´incoscio maschile: atti del convegno internazionale. Genova: Costa & Nolan, 1996.
MARTINS DE ASSIS, R. A fineza do amor nos sermões do mandato do Padre Antonio Vieira. In: MASSIMI, M.; CARVALHO DA SILVA, P. J (Org.). Os olhos vêem pelo coração: conhecimento psicológico das paixões na história da cultura brasileira dos séculos XVI a XVII. Ribeirão Preto: Holos, 2001. p. 65-67.
MASSIMI, M. Identidade, tempo, profecia na visão do Padre Antonio Vieira. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum>. Acesso em: 22 out. 2009.
______. Palavras, almas e corpos no Brasil colonial. São Paulo: Loyola, 2005.
MASSIMI, M.; CARVALHO DA SILVA, P. J. (Org.). Os olhos vêem pelo coração: conhecimento psicológico das paixões na história da cultura brasileira dos séculos XVI a XVII. Ribeirão Preto: Holos, 2001.
MENDES, M. V. A oratória barroca de Vieira. Lisboa: Caminho, 1989.
PALACÍN, L. G. Vieira: entre o reino imperfeito e o reino consumado. São Paulo: Loyola, 1998.
PÉCORA, A. B. Teatro do sacramento: a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. Campinas: Unicamp; São Paulo: EDUSP, 1994.
PÉCORA, A. B. Introdução: sermões, o modelo sacramental. In: VIEIRA, A. Sermões. São Paulo: Hedra, 2000. Tomo I, p. 25.
RAIMONDI, E. Trattatisti e narratori del Seicento. Milano-Napoli: Riccardo Ricciardi, 1960.
ROMANO, A.; FABRE, P. A. Presentation. Les jésuites dans le monde moderne: nouvelles approches. Reveu de Synthèse, n. 2/3, p. 247-260, 1999.
SARAIVA, A. J. O discurso engenhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.
VIEIRA A. Sermões. Erechim: Edelbra, 1998. 12 v.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.