A intimidade da experiência religiosa: uma aproximação fenomenológica da mística de Bernardo de Claraval
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.08.002.ds04Keywords:
Experiência religiosa, Fenomenologia da mística, Bernardo de Claraval, Martin Heidegger.Abstract
O presente trabalho objetiva realizar uma aproximação fenomenológica da mística de Bernardo de Claraval (1090-1153), tendo como ponto de partida algumas anotações de Martin Heidegger (1889-1976) a propósito de uma preleção não oferecida sobre “Os fundamentos filosóficos da mística medieval (1918/1919)”. O percurso assumido aqui consiste em três etapas: a) apresentar elementos que nos permitam compreender o contexto no qual desperta o interesse de Heidegger pela mística medieval; b) fazer uma aproximação da interpretação fenomenológica proposta por Heidegger para os Sermões ao Cântico dos Cânticos, de São Bernardo; c) oferecer uma tradução — acompanhada simultaneamente do texto latino — do terceiro sermão da série bernardina sobre o livro do Antigo Testamento, uma vez que este sermão nos permite acompanhar e compreender melhor as anotações e indicações deixadas por Heidegger. Bem ao espírito do Cântico dos Cânticos, texto que inspirou muitos outros místicos cristãos ao longo dos séculos, busca-se evidenciar a intimidade da experiência religiosa bernadina, indicando ao final como as anotações do jovem Heidegger possam ter influenciado seu pensamento posterior.
Downloads
References
BERNARDO DE CLARAVAL. Obras completas de San Bernardo. Vol. II. Madri: BAC, 1955.
BERNARDO DE CLARAVAL. De diligendo Deo: “Deus há de ser amado”. Petrópolis: Vozes, 2010.
BOEHNER, P.; GILSON, E. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
CAVALCANTI, G. H. O Cântico dos Cânticos: um ensaio de interpretação através de suas traduções. São Paulo: Edusp, 2005.
GILSON, E. A filosofia da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GREGÓRIO DE NISSA. Semillas de contemplación: homilías sobre el Cantar de los Cantares, Vida de Moisés: historia y contemplación. Madri: BAC, 2001.
HEIDEGGER, M. Vorträge und Aufsätze. 6. ed. Pfullingen: Günther Neske, 1990.
HEIDEGGER, M. Grundprobleme der Phänomenologie (1919/20). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993.
HEIDEGGER, M. Phänomenologie des religiösen Lebens. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
HEIDEGGER, M. Unterwegs zur Sprache. 11. ed. Revista Stuttgart, Günther Neske, 1997.
HEIDEGGER, M. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. 2. ed. Bragança Paulista: EDUSF; Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Bragança Paulista: EDUSF; Petrópolis: Vozes, 2003.HEIDEGGER, M. Fenomenologia da vida religiosa. Bragança Paulista: EDUSF; Petrópolis: Vozes, 2010.
MAC DOWELL, J. A. A gênese da ontologia fundamental de M. Heidegger: ensaio de caracterização do modo de pensar de ‘Sein und Zeit’. São Paulo: Loyola, 1993.
MCGINN, B. As fundações da mística: das origens ao século V. Tomo I. São Paulo: Paulus, 2012.
PÖGGELER, O. A via do pensamento de Martin Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
RICHARDSON, W. J. Heidegger: Through Phenomenology to Thought. The Hague: M. Hijhoff, 1963.
SANTOS, B. S. Fenomenologia e Idade Média. Curitiba: CRV, 2013.
STAGI, P. Der faktische Gott. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2007.
VAN DER LEEUW, G. Fenomenologia de la religión. México: Fondo de Cultura Económica, 1964.
VAN DER LEEUW, G. Einführung in die Phänomenologie der Religion. Munique: Ernst Reinhardt, 1925.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.