Ensino religioso: construção de suas tendências
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v5i2.12941Keywords:
Educação, Ensino religioso, História do ensino religioso.Abstract
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa histórico-analítica, visando a contribuir para a discussão sobre a construção do ensino religioso como objeto de diferentes campos do conhecimento, como educação, teologia, ciência da religião, filosofia, direito, sociologia, antropologia, psicologia e outros, os quais atuam tangencial ou diretamente sobre o tema. Antes de discutir a produção identificada sobre esse componente curricular é importante compreender o conhecimento. Para tal, considera-se que o ser humano, desde o início de sua existência, se depara com um mundo que lhe é totalmente desconhecido, o qual precisa ser descoberto. Nessa relação entre sujeito e objeto, começa a compreender e a representar a si e ao mundo que o cerca, passando a dar forma e significado a estes e, assim, conhecê-los. Esse resgate histórico é o diálogo entre a construção das tendências do ensino religioso e o processo de estabelecimento desse componente curricular como espaço de conhecimento. Tal processo tornou-se fundamental para que, na última década do século XX e na primeira do século XXI, se articulasse uma proposta escolarizada do ensino religioso com perspectiva ao pluralismo religioso e à cidadania e não mais à difusão de adesão a grupos religiosos.
Downloads
References
ADAMI, A.; MARCHIORI, P. Z. Autoria e leitura de artigos por docentes pesquisadores: motivações e barreiras. In: FERREIRA, S. M. S. P.;
TARGINO, M. G. Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005. p. 73-100.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Assembleia Nacional Constituinte, 1934.
BRASIL. Constituição (1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: [s.n.], 1937.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 1961.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei . 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jul. 1997.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 4, de 29 de janeiro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 mar. 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2010.
CARON, L. (Org.). O ensino religioso na nova LDB: histórico, exigência, documentário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CHAGAS, F. Documento final da CONAE. Brasília, DF: MEC, 2010.
FIGUEIREDO, A. P. Ensino religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994.
FIGUEIREDO, A. P. Ensino religioso no Brasil: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1995.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
GARCIA, A. M. F. O conhecimento. In: HÜHNE, L. M. (Org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.
JORGE, J. S. Cultura religiosa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1998.
JUNQUEIRA, S. R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
JUNQUEIRA, S. R. A.; CORRÊA, R. L. T.; HOLANDA, A. M. Aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MENEGHETTI, R. G. K.; WASCHOWICZ, L. A.; JUNQUEIRA, S. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002. (Subsídios pedagógicos).
OLIVEIRA, E. T. Ensino religioso fundamentos epistemológicos. Curitiba: Ibpex, 2009.
OLIVEIRA, L. B. et al. Ensino religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
PETRÁGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.