Educação Batista: quais são os fundamentos que a norteiam?

Authors

  • Monica Pinz Alvez Faculdade Batista Pioneira, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS05

Keywords:

Educação batista. Educação Integral. Valores cristãos. Escola confessional.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo conhecer a educação batista e seus fundamentos e no que se baseia esta educação que, consequentemente, é cristã. A pesquisa é de cunho bibliográfico e busca fontes históricas sobre a educação batista no Brasil, bem como apresenta conceitos e práticas de uma educação cristã. As escolas confessionais, as quais trazem em sua missão e visão os objetivos de educar integralmente, com especial ênfase a valores e princípios cristãos, levam os seus educandos e educandas a conhecer os princípios bíblicos e aplicá-los em sua vida para tornarem-se seres humanos íntegros, vivendo os valores cristãos em todas as áreas de sua vida. Os fundamentos da educação batista estão centrados em contemplar o ser humano como um todo, ou seja, uma educação holística.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Monica Pinz Alvez, Faculdade Batista Pioneira, Ijuí, RS, Brasil

Pedagoga, Mestre em Educação nas Ciências, Doutora em Teologia com ênfase em Religião e Educação. Professora da Faculdade Batista Pioneira em Ijui - RS, Diretora do Centro Educacional Primeiros Passos em Augusto Pestana e Ajuricaba - RS

References

BÍBLIA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ed. rev. e atual. São Paulo: Sociedade

Bíblica do Brasil, 1997.

ARAUJO, A. R. S. Complexidade, espiritualidade e educação: por uma educabilidade

do espírito humano. São Bernardo do Campo, 2005. 253 f. Tese (Doutorado) —

Universidade Metodista de São Paulo.

BAEZ-CAMARGO, G. Princípios e método da educação cristã. Trad. Luís A. Caruso.

Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1961.

BORGES, I. A. Educação e personalidade. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.

BRANDÃO, C. P. O que é educação? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988. p. 104.

BRANDENBURG, L. E. Questionar as competências no Ensino Religioso: uma empreitada

possível? In: BRANDENBURG, Laude Erandi et al (Orgs.). Ensino Religioso e

docência e(m) formação. São Leopoldo: Editora Sinodal/EST, 2013. p. 55.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília, DF. Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Promulgada em

de dezembro de 1996. Editora do Brasil, p. 15, 1996.

CARR, N. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. In: MARCHESI,

Á. São Paulo: Editora Artmed, 2003. p. 24.

DAVIDSON, F. (Org.). O novo comentário da Bíblia. São Paulo: Editora Vida Nova,

, p. 1032.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO

da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Trad. José Carlos

Eufrásio. 6. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC, UNESCO, 2001.

EDUCAÇÃO CONFESSIONAL BATISTA NO BRASIL. Acesso em 20/04/2016.

Disponível em: <http://abiee.org.br/doc/historia/Almiro%20Schulz%20-%20

Educa%E7%E3o%20Confessional%20Batista%20no%20Brasil.doc>.

IMBÉRNON, F. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2000, p. 37.

JEHLE, P. Ensinando a Bíblia: nosso texto central: fundamentação e diretrizes para o currículo de ensino da Bíblia. Belo Horizonte: AECEP, 2014. p. 13.

JEHLE, P. Ensinando a Bíblia: nosso texto central: fundamentação e diretrizes para o currículo de ensino da Bíblia. Trad. Inez Augusto Borges. Belo Horizonte: AECEP, 2014. p. 13.

LOPES, A. N. O que é uma escola cristã. Revista Mackenzie, São Paulo, ano IV, n. 24, p. 51, 2003.

MOLOCHENCO, M. O. Curso Vida Nova de Teologia Básica: educação cristã. São Paulo, Vida Nova, 2000.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Edusp, 1999. p. 151.

PAZMIÑO, R. W. Temas fundamentais da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008. p. 89.

PAZMIÑO, R. W. Elementos básicos do ensino para cristãos. Trad. Neuza Batista da Silva. São Paulo: Cultura Cristã, 2006. p. 17.

PINTO, C. F. A formação humana no projecto da modernidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 498.

SCHULZ, A. Educação superior protestante no Brasil. Engenheiro Coelho/SP: Imprensa Universitária Adventista, 2003. Acesso em: 30 abr. 2016. Disponível em:

<http://www.batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao%203.1.pdf>.

SCUSSEL, M. A. O desenvolvimento de competências no Ensino Religioso e a formação para a cidadania. In: BRANDENBURG, L. E. et al. (Orgs.). Ensino Religioso e docência e(m) formação. São Leopoldo: Editora Sinodal/EST, 2013. p. 43.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2017-12-08

How to Cite

Alvez, M. P. (2017). Educação Batista: quais são os fundamentos que a norteiam?. Pistis Praxis, 9(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS05