Bioética, nova cultura somática e sensibilidade: o cuidado do profissional da Saúde

Autores

  • Nilo Ribeiro Junior Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
  • Débora Vieira de Almeida Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7673

Palavras-chave:

Bioética, Corporeidade, Alteridade, Ética do cuidado, Humanização, Profissionais da Saúde.

Resumo

A Bioética, como ciência da vida, apresenta, em sua essência, a preocupação pela humanização da humanidade que acontece especialmente no corpo e na carne humanas. Graças aos avanços da Biologia, da Técnica e da Informática, que propõem novas formas de corpos, emerge uma nova cultura somática. Como esta tem a tendência de privilegiar a saúde como bem-estar do corpo biológico, delineia-se uma bioética preocupada em restituir o sentido da carnalidade humana, partindo da sensibilidade como categoria ético-filosófica central. Portanto, o objetivo deste ensaio é mostrar o impacto da categoria da Sensibilidade no repensamento da Ética do cuidado do profissional da Saúde no contexto da nova cultura somática contemporânea. O cuidado da pessoa enferma revelase como o cerne das atividades dos profissionais da saúde em razão da humanização do corpo do outro enquanto corpo de carne, enfatizando a centralidade da sensibilidade e carnalidade humanas. Isso conduz a um reposicionamento da compreensão do agir do profissional de saúde pautado em uma ética do cuidado em que o rosto evoca o corpo enquanto carnalidade. Dessa forma, o rosto enfermo não se reduz à enfermidade, mas suplica que seja cuidado de acordo com a sua singularidade e vulnerabilidade, convidando o profissional da Saúde a se preocupar com o outro em sua absoluta unicidade, o que transcende a visão reducionista do corpo e da saúde praticados pela nova cultura somática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Ribeiro Junior, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Doutor em Teologia Moral pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, doutorando em Ética filosófica pela Universidade Católica Portuguesa, Câmpus Braga, Portugal, professor do PPG em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Recife, PE - Brasil.

Débora Vieira de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Ciências Biomédicas pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, enfermeira, professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG - Brasil

Referências

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

EHRENBERG, A. L’individu incertain. Paris: Hachette Littératures, 1995.

FREIRE, J. O vestígio e a aura. Corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GUILLEBAUD, J. C. Le gôut de l’avenir. Paris: Seuil, 2003.

LACROIX, X. Le corps et L´Esprit. Paris: Vie Chrétienne, 2005.

LACROIX, X. O corpo de carne: as dimensões ética, estética e espiritual do amor. São Paulo: Loyola, 2009.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

LÉVINAS, E. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997a.

LÉVINAS, E. A filosofia e a idéia de infinito. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997b. p. 201-216.

LÉVINAS, E. Linguagem e proximidade. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1997c. p. 265-288.

LÉVINAS, E. O vestígio do outro. In: LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget; 1997d. p. 227-245.

LÉVINAS, E. De otro modo que ser o más allá de la esencia. 4. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2003.

LÉVINAS, E. O tempo e o outro. Revista Phainomenon, n. 11, p. 149-190, 2005. LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PIERRE, L. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.

PIERRE, L. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da inteligência. São Paulo: Editora 34, 2006.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

Junior, N. R., & de Almeida, D. V. (2013). Bioética, nova cultura somática e sensibilidade: o cuidado do profissional da Saúde. Revista Pistis & Praxis, 5(1), 17–37. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7673

Edição

Seção

Dossiê