A formação do professor de Ensino Religioso: [T] o impacto sobre a identidade de um componente curricular
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds10Palavras-chave:
Formação docente, Ensino religioso, Perfil pedagógico.Resumo
A presença do Ensino Religioso no currículo escolar tem sido atribulada. Daí a importância de se conhecer a história das disciplinas e compreender o processo de formação e profissionalização dos docentes. O presente artigo discute aspectos da formação dos profissionais da educação e sua identidade docente para traçar um paralelo com a formação do professor de Ensino Religioso. Apresenta pesquisas tipo ‘estado da arte’ que compreendem o período entre 1995 e 2010 em relação a oferta de curso de formação e produção científica. As pesquisas no campo da formação de professores para o Ensino Religioso no cenário brasileiro discutem com maior ênfase a formação continuada. Percebe-se também a ausência de uma reflexão sistematizada para verificação da atuação do egresso com a prática pedagógica. Contudo, fica evidente que o Ensino Religioso se configura como uma área de estudos e comunidade de cientistas que se empenha na pesquisa e na extensão.
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