A formação do professor de Ensino Religioso: [T] o impacto sobre a identidade de um componente curricular

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil
  • Edile Maria Fracaro Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds10

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino religioso, Perfil pedagógico.

Resumo

A presença do Ensino Religioso no currículo escolar tem sido atribulada. Daí a importância de se conhecer a história das disciplinas e compreender o processo de formação e profissionalização dos docentes. O presente artigo discute aspectos da formação dos profissionais da educação e sua identidade docente para traçar um paralelo com a formação do professor de Ensino Religioso. Apresenta pesquisas tipo ‘estado da arte’ que compreendem o período entre 1995 e 2010 em relação a oferta de curso de formação e produção científica. As pesquisas no campo da formação de professores para o Ensino Religioso no cenário brasileiro discutem com maior ênfase a formação continuada. Percebe-se também a ausência de uma reflexão sistematizada para verificação da atuação do egresso com a prática pedagógica. Contudo, fica evidente que o Ensino Religioso se configura como uma área de estudos e comunidade de cientistas que se empenha na pesquisa e na extensão.

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Publicado

2014-09-13

Como Citar

Azevedo Junqueira, S. R., & Rodrigues, E. M. F. (2014). A formação do professor de Ensino Religioso: [T] o impacto sobre a identidade de um componente curricular. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 587–609. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds10

Edição

Seção

Dossiê