Por um esperar que nos move ao agir

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS07

Palabras clave:

Esperança, Memória, Pobres, Ética, Teologia Latino-americana da Libertação

Resumen

O artigo procura explorar a virtude da esperança cristã como força motriz para a ação em prol da justiça social, especialmente focada na opção preferencial pelos pobres, que são protagonistas e não mero destinatários da doutrina social da Igreja. Afirma que a esperança é tematizada a partir da nota ética presente na orientação escatológica da Teologia da Libertação. Essa esperança não é uma fuga da realidade, mas uma força encarnada, crítica e performativa, que une a memória do sofrimento (especialmente a Paixão de Cristo) à antecipação do futuro escatológico. Ela exige um agir ético e responsável, inspirado no Deus que toma partido pelos sofredores e convoca à construção de um mundo mais justo e humano. Com a metodologia de revisão bibliográfica, dialogando com diversos autores, como J. Moltmann e J. B. Metz, o artigo critica a aporofobia (aversão aos pobres) e relembra as bases da Teologia Latino-americana da Libertação, influenciada por Moltmann e Metz, como uma resposta profética às injustiças. Diante dos desafios globais contemporâneos – guerras, crise climática, migrações forçadas e extremismos – a teologia é chamada a ser um discurso servidor da esperança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Fonseca Freire Norberto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora, mestre e bacharel em Teologia sistemática (PUC-Rio); Graduada em Letras, e Comunicação Social (PUC-Rio). Pesquisadora no grupo de estudos Diversidade Sexual, Cidadania e Religião da PUC-Rio, desde 2010. Participa da Rede Brasileira de Teólogas, e da Rede TeoMulher desde a fundação.

Rogério Guimarães de Almeida Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Possui mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2017); Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009); graduação em Curso Livre de Graduação em Teologia Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (2005), graduação em Curso Livre de Graduação em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (2001). Professor de Teologia em Institutos de curso livre em Teologia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim/ES e do Instituto Interdiocesano de Teologia do Regional Leste 3 da CNBB. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: esperança, Deus, escatologia, Igreja, metodologia da pesquisa teológica e formação da consciência Crítica.

Beatriz Maria Gross, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui mestrado em Teologia Sistemática e graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Também graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente desenvolve projetos na área da escrita acadêmica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena a revisão da Enciclopédia Teológica Latino-americana, junto à FAJE, e coordena a equipe de revisão da revista Dignidade Re-Vista, da PUC-Rio, na área de direitos humanos. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, em revisão de textos de artigos científicos, dissertações e teses, e adequação de linguagem.

Lucíola Cruz Paiva Tisi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio,(2022- ).Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2020. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica 2011-2017. Concluiu o Curso Superior de Complementação de Estudos em Literatura Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Concluiu o curso superior de Complementação de Estudos em Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas na Pontifícia Universidade Católica do rio de Janeiro (2019). Possui curso de Pós-graduação Lato Sensu em Restauro e Reciclagem de Edificações pela UNIBENNETT- Centro Universitário metodista(2004). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983).

Publicado

2025-08-27

Cómo citar

Norberto, M. de L. F. F., Cunha, R. G. de A., Gross, B. M., & Tisi, L. C. P. (2025). Por um esperar que nos move ao agir. Revista Pistis & Praxis, 17(2), 292–301. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.002.DS07