A pneumatologia da ação de José Comblin: sua contribuição “original” à teologia
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.DS11Resumo
Segundo Yves Congar[1], até o Concílio Vaticano II, houve um esquecimento do Espírito pela teologia ocidental. A difícil superação de um cristomonismo, em que tudo era visto e demonstrado à luz da centralidade na pessoa de Jesus, muito nos fez atrasar a reflexão sobre o Espírito e sua ação no mundo. No contexto latino-americano, à luz do Concílio Vaticano II e da recuperação tanto da centralidade humana como da categoria da História, ambas retrabalhadas pela hermenêutica da TdLib (Teologia latino-americana da Libertação), teólogos[2] assumem a tarefa de pensar uma pneumatologia local. Neste artigo, pensando notadamente em pesquisadores e interessados pelo pensamento de José Comblin, deter-nos-emos a apresentar de forma estruturada os principais elementos de articulação e construção teológica que pautam sua pneumatologia e a forma original como se propõe a explicitar “como” o Espírito Santo age e estrutura a História, a Igreja e a práxis cristã.
[1] CONGAR, Y. Creio no Espírito Santo I: revelação e experiência do Espírito. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 208.
[2] Notadamente os autores Victor Codina SJ (1931-2023) e Manuel Hurtado SJ (Universidad Católica Boliviana).
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