A pneumatologia da ação de José Comblin: sua contribuição “original” à teologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.DS11

Resumo

Segundo Yves Congar[1], até o Concílio Vaticano II, houve um esquecimento do Espírito pela teologia ocidental. A difícil superação de um cristomonismo, em que tudo era visto e demonstrado à luz da centralidade na pessoa de Jesus, muito nos fez atrasar a reflexão sobre o Espírito e sua ação no mundo. No contexto latino-americano, à luz do Concílio Vaticano II e da recuperação tanto da centralidade humana como da categoria da História, ambas retrabalhadas pela hermenêutica da TdLib (Teologia latino-americana da Libertação), teólogos[2] assumem a tarefa de pensar uma pneumatologia local. Neste artigo, pensando notadamente em pesquisadores e interessados pelo pensamento de José Comblin, deter-nos-emos a apresentar de forma estruturada os principais elementos de articulação e construção teológica que pautam sua pneumatologia e a forma original como se propõe a explicitar “como” o Espírito Santo age e estrutura a História, a Igreja e a práxis cristã.

 

[1] CONGAR, Y. Creio no Espírito Santo I: revelação e experiência do Espírito. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 208.

[2] Notadamente os autores Victor Codina SJ (1931-2023) e Manuel Hurtado SJ (Universidad Católica Boliviana).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alzirinha Rocha de Souza, Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP)

Leiga, Teóloga. Graduação em Teologia PUC/SP , Mestre em Teologia pela Universidad San Dámaso, Madrid, Dra em Teologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgia. Pós-Doutorado pela Universidade Católica de Pernambuco / UNICAP. Membro da Societé International de Théologie Pratique. Coordenadora do Observatório Eclesial Brasil. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto São Paulo de Estudos Superiores - ITESP. 

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Souza, A. R. de. (2025). A pneumatologia da ação de José Comblin: sua contribuição “original” à teologia. Revista Pistis & Praxis, 17(1), 166–177. https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.001.DS11