Poder, liderança e violências teológicas: reflexões nas mensagens de Jesus de Nazaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO05

Resumo

Resumo

Ao observar a Bíblia, sendo um dos livros mais lidos em todo o mundo, encontramos no Antigo Testamento algumas formas de liderança e poder que geravam violência e injustiça, mas tudo isso muda com a vinda de Jesus Cristo que desfaz a lei do “olho por olho e dente por dente” pela lei do amor. No Antigo Testamento, os líderes muitas vezes se destacavam por suas habilidades militares ou políticas. As histórias frequentemente giravam em torno de conquistas e vitórias. Jesus, no entanto, apresentou uma abordagem inovadora. Ele se autodenominava "Bom Pastor", um termo que ressoava com a ideia de guiar, proteger e sacrificar em benefício de seu rebanho. Jesus ensinava e demonstrava com a vida que o poder deve ser exercido como um serviço, sobretudo às pessoas excluídas e marginalizadas, um múnus bem diferente do que estava escrito na placa acima de sua cabeça, na ponta de sua cruz, no dia de sua morte: “Jesus, Rei dos Judeus”. Essa nova forma de liderança se afastou das noções tradicionais de autoridade e, desta forma, enfatizou o cuidado, a compaixão e a doação da vida para com todo o povo de Deus.

 

Palavras-chaves: Liderança. Poder. Jesus Cristo. Serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Gislane Barbosa, PUCPR

Mestra em Teologia e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Coutinho, B., Barbosa, E. G., Perondi, I., & Moura, N. (2023). Poder, liderança e violências teológicas: reflexões nas mensagens de Jesus de Nazaré. Revista Pistis & Praxis, 15(3). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.003.AO05