Bioética Sistêmica no Contexto da Humanização:

Proposta para um Novo Paradigma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO05

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar a proposta para Bioética Sistêmica e trazer à reflexão as teorias sob as quais o termo foi fundamentado, contribuindo para reflexão e práxis bioética. Busca-se responder à questão: como abordar dilemas bioéticos fundamentados somente em um determinado paradigma? Para tanto discute-se através de autores os fundamentos da Bioética, da Teoria dos Sistemas e do pensamento Complexo que a permeia. O estudo elege como objetivo geral: analisar e apresentar fundamentos teóricos para a proposta do paradigma da Bioética Sistêmica, no contexto da humanização em ciências da saúde. Foram selecionados dois objetivos específicos: correlacionar conhecimentos de fundamentação Bioética e Teoria dos Sistemas; delinear o esboço para o paradigma da Bioética Sistêmica. Quanto à metodologia, a pesquisa é teórica, de cunho bibliográfico e documental, sendo exploratória e descritiva, utilizando-se da abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender, discutir e descrever os temas propostos, contemplando os objetivos elencados, justificados por se tratar de um aprofundamento teórico a partir de tese defendida pelo autor anteriormente. A revisão bibliográfica e análise de dados foram feitos nas bases do Portal de Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), tendo sido utilizados como descritores os termos: bioética sistêmica, pesquisado nos últimos 10 anos, (2011 à 2020). Não foram encontradas publicações com os termos pesquisados, o que nos leva a considerar esta proposta como uma temática inédita, embora autores utilizem os vocábulos separadamente. A Bioética Sistêmica propõe a concepção das “partes para o todo”, confirmando sua origem teórica e ressignificando o slogan do pensamento sistêmico de que “o todo é mais do que a soma de suas partes”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Cassia Falleiro Salgado, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutorado em Bioética, pelo PPGB -PUCPR (2019 -2022). Doutora em Educação - Políticas Públicas e Gestão da Educação, com enfoque em Ética e Bioética na Formação de Profissional de Saúde (2016). Mestre em Educação pela UTP (2011). Graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979). 

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Salgado, R. C. F. (2023). Bioética Sistêmica no Contexto da Humanização: : Proposta para um Novo Paradigma. Revista Pistis & Praxis, 15(2), 353–364. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO05