Sinodalidade e Teologia Moral

uma reflexão ética sobre a consciência moral a partir do magistério do Papa Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS03

Resumo

O presente artigo abordará o tema da sinodalidade e da teologia moral no contexto da consciência. Esta, expressão da pessoa, é impactada pelos desafios pastorais e da evangelização no mundo atual. A consciência bem formada exprime a verdade presente no interior de cada pessoa a ser compreendida enquanto um mistério de abertura ao outro. Pretende-se aqui desdobrar esta ideia a partir de três partes. Na primeira será apresentado o desafio do ambiente digital à consciência e à religião. Posteriormente, a conversão pastoral proposta por Francisco pelo caminho sinodal e a integração das dimensões objetiva e subjetiva da moral. Enfim, os pontos de convergência entre a consciência na sinodalidade como manifestação da experiência real das pessoas. Destaca-se que pelo ambiente digital se favorece um retorno ao protagonista da experiência moral radicada no sujeito livre, consciente e responsável. O processo sinodal, protagonizado criativamente pelo Papa Francisco, propicia uma escuta sincera, real e corajosa, na qual emergirão pela consciência, o conteúdo a ser problematizado e analisado pelos teólogos moralistas. O problema da reflexão situa-se no horizonte da aplicação e recepção do processo sinodal protagonizado pelo Papa Francisco, cujo objetivo é o de despertar na Igreja um senso de ‘caminhar juntos’ em meio à complexidade da cultura atual. Pretende-se apresentar as ideias mediante uma metodologia indutiva, em que se capta os desafios da cultura atual, seus impactos na consciência e a proposta propriamente presente no processo sinodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Boccato Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Pós-doutor em teologia pela PUC-PR. Doutor em teologia moral e bioética pela Universidade Lateranense de Roma (Academia Alfonsiana). Mestre em teologia pela PUC-SP. Pós graduação Lato Senso em Educação Sexual pela UNISAL-SP. Bacharel em Teologia pelo ANGELICUM-Roma. Licenciatura em Ciências Sociais pela FAFICA-PE. Curso de formação livre em Psicanálise pelo IBCP-SP.

 

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Almeida, A. L. B. (2023). Sinodalidade e Teologia Moral: uma reflexão ética sobre a consciência moral a partir do magistério do Papa Francisco. Revista Pistis & Praxis, 15(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS03