A Ecumenicidade do sínodo sobre sinodalidade.

Uma análise das sínteses do Documento de Trabalho da Etapa Continental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS04

Resumo

A Igreja Católica vive um processo sinodal que visa aprofundar relações de comunhão, participação e missão, assegurando a sinodalidade como constitutiva de sua identidade e organização estrutural. O presente artigo busca verificar as implicações ecumênicas desse processo sinodal, verificando como o ecumenismo é apresentado nos documentos orientadores do sínodo sobre a sinodalidade. A tese aqui apresentada é que sinodalidade e ecumenismo se exigem mutuamente, de modo que não há sinodalidade completa sem a comunhão na fé cristã com as diferentes igrejas.  O método utilizado é a análise documental. E dentre as conclusões, a pesquisa verificou que o chamado à uma conversão sinodal da Igreja Católica Romana é um dos principais impulsos do ecumenismo no magistério do Papa Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Wolff, Pontifícia Universidade Católica da Paraná PUC PR

Doutor em teologia. Mestre em Filosofia. Membro do Programa de Pós-Graduação em Teologia (PUCPR). Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso (PUCPR). Membro da Ecumenical Water Network (Conselho Mundial de Igrejas).

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Wolff, E. (2023). A Ecumenicidade do sínodo sobre sinodalidade. : Uma análise das sínteses do Documento de Trabalho da Etapa Continental. Revista Pistis & Praxis, 15(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.001.DS04