Os Terafim Bíblicos

Ancestrais Divinizados no Antigo Israel e em ‘Uma Lulik’, Timor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS07

Resumo

Este artigo compara o culto aos Terafim na religião doméstica do Israel Antigo, e o culto aos ancestrais, expresso na casa sagrada “Uma Lulik”, na religião familiar timorense. De acordo com as pesquisas atuais, os Terafim eram os ancestrais divinizados, cultuados em cada linhagem familiar de Israel. Na religião doméstica timorense Uma Lulik é o local em que se dá a presença das divindades, dos antepassados sacralizados, Lulik. Este artigo usa análise qualitativa e bibliográfica e se fundamenta em estudos histórico-antropológicos e arqueológicos. O reconhecimento do culto aos ancestrais como ponto comum pode facilitar o encontro, o diálogo e o respeito entre as práticas religiosas timorenses e cristãs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Quenser do Balino do Carmo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduação em Filosofia e Teologia pelo ISFIT, Timor-Leste. Mestrando em Teologia pela PUCPR, Brasil.

Luiz José Dietrich, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor de Teologia. Bacharel em Teologia e do Mestrado em Teologia com ênfase em Estudos Bíblicos pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo. Doutor em Ciências da Religião, com concentração em Bíblia, pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).

Luiz Alexandre Rossi, Instituto de Filosofia e Teologia do Timor Leste

Possui graduação em Teologia - Seminário Teológico de Londrina (1988), mestrado em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos - ISEDET (1996), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e pós-doutorado em História Antiga pela UNICAMP (2004 e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary (2006). 

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Quenser do Balino do Carmo, A., Dietrich, L. J. ., & Rossi, L. A. (2022). Os Terafim Bíblicos: Ancestrais Divinizados no Antigo Israel e em ‘Uma Lulik’, Timor. Revista Pistis & Praxis, 14(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS07