O humanismo cristão de Karl Barth

uma teologia pública?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.DS07

Resumo

Karl Barth é reconhecido como um dos mais relevantes teólogos do século XX, contribuindo com obras que impactaram o mundo teológico de seu tempo. Por meio de uma análise bibliográfica, o presente texto faz uma leitura de Barth como um clássico cristão que pode ajudar a pensar a condição humana hoje. Com base em critérios públicos de argumentação, elabora-se um exame de sua proposta de humanismo, considerando-a dentro de sua tradição reformada na relação com Calvino, na escuta atenta de pertinentes comentadores, bem como na análise de fontes primárias. A partir de aspectos de sua antropologia teológica, destaca-se um humanismo cristão que pensa o humano em sua co-humanidade e suas relações desde uma ética de gratuidade e responsabilidade. Neste sentido argumentamos que Barth pode ser compreendido como teólogo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Zeferino, PUCPR

Doutor em Teologia. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

Rudolf von Sinner, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor e Livre-Docente em Teologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Zeferino, J., & von Sinner, R. (2022). O humanismo cristão de Karl Barth: uma teologia pública?. Revista Pistis & Praxis, 14(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.001.DS07