Paulo Freire e Papa Francisco: Diálogo sobre discernimento e educação ecológica na Laudato Si’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.AO03

Palavras-chave:

Itinerário pedagógico. Modelos de humanidade. Transição ecológica. Fetichismo.

Resumo

Na reflexão sobre a Encíclica Laudato Si’, estabelecemos um diálogo entre a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e a proposta de um itinerário pedagógico do Papa Francisco. A partir da metodologia dialética goldminiana, defendemos que a transição ecológica da Laudato Si’ explicita elementos de uma educação antifetichista (com afinidades aos estudos do “capitalismo como religião”) que permitiriam outros modelos de humanidade.

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Biografia do Autor

Allan da Silva Coelho, PPGE-Universidade São Francisco

Licenciado em Filosofia. Doutor em Ciências da Religião. Professor no PPGE-USF.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Coelho, A. da S. (2021). Paulo Freire e Papa Francisco: Diálogo sobre discernimento e educação ecológica na Laudato Si’. Revista Pistis & Praxis, 13(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.AO03