Tradições religiosas: monoteísmos e fraternidade universal
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.002.AO04Palavras-chave:
Tradições religiosas. Monoteísmos. Dignidade humana. Fraternidade universal.Resumo
Neste artigo trata-se da importância das religiões monoteístas e da possibilidade e necessidade de sua contribuição para que a humanidade desperte e se comprometa com a busca da fraternidade universal. Sustenta-se que nos genuínos valores do judaísmo, cristianismo e islamismo existem elementos que levam seus adeptos praticantes a despertarem para o compromisso com a fraternidade entre todos os seres humanos e povos. Uma vez que o lugar dessa reflexão é o cristianismo, apresenta-se o ensino social do Papa Francisco como contribuição para essa empreitada como sonho lúcido a ser alcançado. Na abordagem consideram-se aspectos filosófico-religiosos e antropológico-religioso; identificam-se as religiões como mediações histórico-culturais da relação do ser humano com o Transcendente; as reflexões das encíclicas Laudato si e Fratelli tutti são propostas como contributo do cristianismo para construção da fraternidade universal.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, K. Uma história de Deus: quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo. São Paulo: Schwarcz, 1994.
BORGMAN, E. Religião e herança. Breve ensaio introdutório. Concilium, v. 330, n. 2, p. 5-14, 2009.
DAWSON, C. Inquéritos sobre religião e cultura. São Paulo: Realizações, 2017.
ELLACURÍA, I. Filosofía de la realidad histórica. San Salvador: UCA Editores, 2007.
FRANÇA MIRANDA, M. de. O cristianismo em face das religiões. São Paulo: Loyola, 1998.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Fratelli tutti sobre a amizade e a fraternidade social. São Paulo: Loyola, 2020.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola, 2015.
GARCÍA, D. Religión y religación en Zubiri. In: FRAIJÓ, M. (Ed.). Filosofía de la religión: estudios y textos. Madrid: Trotta, 2010. p. 491-512.
KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 2001.
KÜNG, H. Religiões do mundo: em busca dos pontos comuns. Campinas: Verus, 2004.
LAWRENCE, B. B. O Corão: uma biografia. Rio de Janeiro: Zaar, 2006.
MESLIN, M. A experiência humana do divino: fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis: Vozes, 1992.
OLIVEIRA, M. A. de. A religião na sociedade urbana e pluralista. São Paulo: Paulus, 2013.
PETERS, F. E. Os monoteístas: judeus, cristãos e muçulmanos em conflito e competição. São Paulo: Contexto, 2008.
PIKAZA IBARRONDO, X. Monoteísmo y globalización: Mosés, Jesús, Mohama. Estella: Verbo Divino, 2002.
PIZZETTE NUNES, F.; PILATI, J. I. A fraternidade como princípio ético necessário para uma nova práxis coletiva e emancipatória em direitos humanos. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 9, n. 2, 2014.
ROCA ALACAZAR, F. El Sínodo Amazónico, la Amazonía y la Iglesia. Perspectiva Teológica, v. 51, n. 1, p. 55-67, 2019.
TORRES QUEIRUGA, A. Filosofía de la Religión em Xavier Zubiri. Valencia: Tirant lo Blanch, 2005.
TORRES QUEIRUGA, A. Monoteísmo e violência versus monoteísmo e fraternidade universal. Concilium, v. 332, v. 4, p. 65-77, 2020.
VOGEL, M. Conceitos judaicos de Deus. Concilium, v. 123, p. 43-52, 1977. ZUBIRI, X. El hombre y Dios. Madrid: Editorial Alianza, 1985.
ZUBIRI, X. El problema filosófico de la historia de las religiones. Madrid: Editorial Alianza, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.