Teologia, ciências da religião e sociedade: formação e atuação no Brasil

Autores

  • Clelia Peretti PUCPR
  • Everaldo dos Santos Mendes Instituto Edith Theresa Hedwing Stein - ISTEIN

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.AO01

Palavras-chave:

Estado. Políticas públicas em educação. Diversidade religiosa. Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs. Currículo.

Resumo

Historicamente, a Resolução CNE/CES nº 4, de 16 de setembro de 2016, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais — DCNs para o curso de Bacharelado em Teologia na República Federativa do Brasil. Por conseguinte, a Resolução CNE/CP nº 5, de 28 de dezembro de 2018, instituiu as DCNs para o curso de Licenciatura em Ciências da Religião. Partindo da distinção entre teologia monástica e método escolástico no século XII, objetivamos refletir sobre a formação e atuação em Teologia e Ciências da Religião na contemporaneidade. No percurso metodológico, elegemos a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental, que reuniu escritos de teologia monástica e método escolástico e as atuais DCNs de Teologia e Ciências da Religião. Por conveniência, estabelecemos uma unidade de tempo: o século XII. Instituímos uma unidade de espaço: o Estado brasileiro. Prescrevemos uma unidade de ação: a formação e atuação em Teologia e Ciências da Religião na República Federativa do Brasil. No século XII, as escolas monacais não revelaram uma “escolástica”, mas uma “teologia monástica”: a teologia dos mosteiros. Não obstante, os meios monástico e escolástico não estão em oposição; mas, estão em relação um com o outro. Partindo das DCNs, adotar-se-ão como base formativa do curso de Bacharelado em Teologia os fundamentos constitutivos da construção do fenômeno humano e religioso, sob a perspectiva da contribuição teológica, sem perder de vista o ser humano em todas as suas dimensões. Peculiarmente, o curso de Licenciatura em Ciências da Religião constitui-se como habilitação em nível de formação inicial de docentes do Ensino Religioso na Educação Básica. No Brasil, a formação em Teologia e Ciências da Religião possibilita ao egresso atuar como pesquisador, consultor e assessor em espaços não escolares, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades confessionais.

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Biografia do Autor

Clelia Peretti, PUCPR

Clélia Peretti, Graduação em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta - Roma/Itália (1990); Em Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum - Roma/Itália (1997); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP, Brasil (1998); É Bacharel em Teologia pela PUCPR (2010).E possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2002). Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR (2000), e em Educação a Distância pela Universidade de Brasília UnB (2007). É doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo- RS (2009); É PhD pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense - Roma (2015). É professora e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e doutorado em Teologia - PPGT da PUCPR.É membro do grupo de pesquisa de Teologia e Bioética da PUCPR, do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião). É membro de International Academy of Practical Theology - IAPT- USA, da SOTER e ANTPECRE. Dedica-se a pesquisa dos seguintes temas: Teologia Prática, Gênero, Sexualidade, Educação, Fenomenologia antropologia, Fenômeno Religioso e Experiência Religiosa Direitos humanos, Juventudes, Violência contra a mulher, Família e práticas de cuidado, Formação de lideranças de educadores. Estuda Edith Stein e pensadores e teólogos contemporâneos.

Everaldo dos Santos Mendes, Instituto Edith Theresa Hedwing Stein - ISTEIN

sicólogo [CRP - 03/3212], talhado e esculpido na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Teologia: Teologia Sistemático-pastoral [Estado, ideias e instituições psiquiátricas] da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia - PPGPSI da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Doutor em Teologia: Teologia Sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Teologia: Teologia Sistemático-pastoral - aprovado com distinção e louvor - pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Temas de interesse: psicologia fenomenológico-existencial: reflexões, método e práticas; psicologia latino-americana da libertação; psicologia, espiritualidade e contemporaneidade [experiência do Sagrado, experiência de Deus e experiência cristã de Deus]; psicologia, literatura e existência humana; Estado, ideias e instituições [manicômios, mosteiros e prisões]; Estado, política[s] e formação de professores; Estado, gestão e avaliação da educação superior.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Peretti, C., & Mendes, E. dos S. (2021). Teologia, ciências da religião e sociedade: formação e atuação no Brasil. Revista Pistis & Praxis, 13(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.AO01