Frankl e o Livro Salmos
Diálogos com o Logos
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO07Palavras-chave:
Logoterapia. Religião. Salmos.Resumo
O objetivo desse artigo foi compreender a importância do livro de Salmos na vida e na obra de Viktor Frankl. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura das principais obras do autor. Pôde-se constar várias referências aos salmos, tanto no âmbito teórico quanto biográfico, o que provavelmente constituiu uma fonte de inspiração para a intuição do Logos na existência. De forma geral, constatou-se três concepções acerca do transcendente: Deus silente, Deus presente e Deus libertador, o que possivelmente teria sido inspirado a partir da leitura do saltério. Concluiu-se que os Salmos poderiam catalisar descobertas de novos sentidos capaz de dar sentido tanto ao sofrimento, a dor quanto ao júbilo e a libertação.
Downloads
Referências
AQUINO, T. A. Análise da Narrativa de Viktor Frankl Acerca da Experiência dos Prisioneiros nos Campos de Concentração. Revista da Abordagem Gestáltica, 206-215, 2012.
AQUINO, T. A. O latim na obra de Viktor Frankl e suas implicações teóricas. Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, 1, 65-71, 2012.
AQUINO, T. A. A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl: Articulações entre terapia e religião. São Paulo: Paulus, 2014.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia (6ª ed.). São Paulo: Hagnos, 2002.
ELWELL, W. A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
FABRY, J. B. A Busca do Significado. São Paulo: ECE, 1984.
FRANCISCO, E. F. Manual da Bíblia Hebraica: introdução ao texto massorético: guia introdutório para a Bíblia Hebraica Stuttgartensia (2ª ed.). São Paulo: ed. Vida Nova, 2005.
FRANKL, V. E. Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
FRANKL, V. E. A presença ignorada de Deus. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.
FRANKL, V. E. Em Busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração (17ª ed.). Petrópolis: Vozes, 2003.
FRANKL, V. E. Um Sentido para a Vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.
FRANKL, V. E. A Vontade de Sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, V. E. Logoterapia e análise existencial: textos de seis décadas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
FRANKL, V. E. Psicoterapia e Sentido da Vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial (6ª ed.). São Paulo: Quadrante, 2016.
FRANKL, V. E. Psicoterapia e Sentido da Vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial (6ª ed.). São Paulo: Quadrante, 2016a.
FRANKL, V. E. Teoria e terapia das neuroses: introdução à logoterapia e à análise existencial. São Paulo: É Realizações, 2016b.
FRANKL, V. E. O Sofrimento Humano: fundamentos antropológicos da psicoterapia. São Paulo: É Realizações, 2019.
FRANKL, V. E., & Lapide, P. A Busca de Deus e Questionamentos Sobre o Sentido: um diálogo (2ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
JUPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia (3ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
KIDNER, D. Salmos 1-72: Introdução e Comentário aos Livros I e II dos Salmos. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1997.
LASOR, W. S., HUBBARD, D. A., BUSH, F. W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1999.
LUKAS, E. Prevenção Psicológica: a prevenção de crises e a proteção do mundo interior do ponto de vista da logoterapia. Petrópolis: Vozes, 1992.
XAUSA, I. A. Viktor E. Frankl entre nós: história da logoterapia no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
XAUSA, I. A. A Psicologia do Sentido da Vida (2ª ed.). Campinas: CEDET, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.