Dimensão ético-social: memória subversiva de um Deus Crucificado
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.10.002.DS03Palavras-chave:
ética social, Reino de Deus, sofrimento humano, pecado estrutural, CristianismoResumo
O Cristianismo contém uma dimensão social evidente e se caracteriza fundamentalmente como uma religião ética. Para desenvolver essa tese, o artigo parte de três considerações prévias: a ética sempre é social; toda reflexão teológica contém uma dimensão histórica-social; a sociedade, a academia e o Estado, como interlocutores, exigem uma postura aberta e dialogal por parte do teólogo. A partir do Evento Cristo, o texto discorre sobre conceitos nucleares da teologia: imagem de Deus, a historicidade de Jesus e a ética do Reino, a centralidade dos abandonados ao sofrimento, dimensão socioestrutural do pecado do mundo. Ora, se a origem do Cristianismo se deve à memória subversiva de um Deus Crucificado, conclui-se que uma teologia desprovida da dimensão ético-social não encontra justificação alguma na Revelação. Portanto, a dimensão ético-social da teologia cristã brota do núcleo do Mistério da Revelação.
Downloads
Referências
ASSMANN, H.; HINKELAMMERT, F. J. A idolatria do mercado. Petrópolis: Vozes, 1989.
BENTO XVI. Carta Encíclica Deus caritas est [DCE]. Roma: Tipografia Vaticana, 2005.
BURITICA ZULUAGA, D. El concepto de persona humana en la tradición cristiana y su progresión hasta el personalismo. Cuestiones Teológicas, Medellín, v. 41, n. 96, p. 467-493, 2014.
BOFF, C. Theology and Praxis: Epistemological Foundations. Maryknoll: Orbis Books, 1987.
CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et spes [GS]. Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo. Roma: Tipografia Vaticana, 1965.
CONFERÊNCIA EPISCOPAL LATINO-AMERICANA [CELAM]. Documento de Aparecida. Conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Brasília; São Paulo: [s.n.], 2007.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium [EG]. Roma: Tipografía Vaticana, 2013.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum, 2015.
Roma: Tipografía Vaticana, 2015.
GASDA, E. Política, Cristianismo e laicidade. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 47, 2015, n. 132, p. 203-220, 2015.
GASDA, E. Cristianismo e economia. Repensar o trabalho além do capitalismo. São Paulo: Paulinas, 2014.
GIRAUDO, C. Num só corpo: tratado mistagógico sobre a Eucaristia. São Paulo: Loyola, 2003.
GUTIÉRREZ, G. Evangelho e Práxis de Libertação. In: INSTITUTO FE Y SECULARIDADE. Fé Cristã e Transformação Social na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1977.
GUTIÉRREZ, G. Pobres e Libertação em Puebla. São Paulo: Paulinas, 1980.
HORSLEY, R. A. Jesus e o Império. O Reino de Deus e a nova desordem mundial. São Paulo: Paulus, 2004.
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Sollicitudo rei socialis [SRS]. Roma: Tipografia Vaticana, 1987.
METZ, J. B. O problema de uma teologia política e a determinação da Igreja como instituição de liberdade crítico-social. Concilium, Petrópolis, n. 6, p. 5-20, 1968.
METZ, J. B. Cómo hablar de Dios frente a la historia de sufrimiento del mundo. Selecciones de teología, Barcelona, v. 33, n. 139, p. 99-106, 1994. Publicação original: Die Rede von Gott angesichts der Leidengeschichte der Welt. Stimmen der Zeit, v. 210, p. 311-320, 1992.
METZ, J. B. La compasión. Un programa universal del cristianismo en la época de pluralismo cultural y religioso. Revista Latinoamericana de Teología, v. 19, n. 55, p. 25-32, 2002.
MOUNIER, E. O personalismo. São Paulo: Centauro Editora, 2004.
SCHOTTROFF, W. Recordar (zkr). In: JENNI, E; WESTERMANN, C. (eds.). Diccionario teológico manual del Antiguo Testamento. Madrid: Cristiandad, 1978. v. I, p. 710-724.
TRACY, D. The analogical imagination: Christian theology and the culture of Pluralism. New York: The Crossroad Publishing Company, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.