A ampliação do conteúdo de aprendizagem segundo os Padres da Igreja
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.002.AO02Palavras-chave:
Patrística, Educação, Conhecimento, HermenêuticaResumo
Os Padres da Igreja, enquanto se tornaram grandes comentadores do Antigo e do Novo Testamento, promoveram muitos projetos com a preocupação em construir fórmulas importantes para os dogmas cristãos, especialmente graças à relação com a cultura helênica, de que desenvolveram um grupo de instruções e regras amplamente compatíveis não apenas com o processo de hermenêutica bíblica, mas sobretudo com a habilidade de compreender ou dar testemunho dos seus próprios escritos e pensamentos. Juntos, escritores cristãos de diferentes lugares como Roma, Alexandria e Hipona deixaram para a Ciência da Educação vestígios da sua própria experiência, dos quais nada impediria as pesquisas hodiernas de tirar proveito. Este artigo enumera a técnica da inventio, onde normalmente buscavam o assunto a ser tratado, o processo de aprendizagem e de conhecimento e, finalmente, o crescimento do conteúdo de acordo com a paideia cristã antiga.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. A doutrina cristã. São Paulo: Ed. Paulus, 2002.
AGOSTINHO. A Trindade. São Paulo: Ed. Paulus, 1995.
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Ed. Paulus, 1997.
AGOSTINHO. Contra os Acadêmicos, A ordem, A grandeza da alma, o Mestre. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.
BARBA, E.; MENDONÇA, P. F. Novas palavras para antigos caminhos. Poiésis, Rio de Janeiro, v.17, p. 13-20, 2016.
BARRAZA, J. M. S. Observaciones introductorias de la homilética augustiniana para la predicación atual. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 47, p. 328-358, 2014.
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Optatam Totius. In: CONCÍLIO VATICANO II. Vaticano II: Constituições, Decretos, Declarações. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. p. 505-526.
DONALDSON, T. Religious Rivalries and the Struggle for Success in Caesarea. Ontario:
Wilfrid Laurier University Press, 2000.
FRANCISCO. Carta Apostólica Veritatis Gaudium. Sobre as Universidades e as Faculdades Eclesiásticas. São Paulo: Paulinas Editora, 2018.
GONZÁLEZ, F. J. Dialectic and Dialogue: Plato’s Practice of Philosophical Inquiry. Evanston: Northwestern University Press, 1998.
GRIGENTI, G. Giustino Martire: il primo Cristiano platonico. Milano: Vita e Pensiero, 1995.
HEINE, R. E. Origen: Scholarship in the Service of the Church. Oxford: Oxford University Press, 2010.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica sobre as relações entre fé e razão. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.
KINDIY, O. Aproximating Church and School in Clement of Alexandria’s Stomateis VII. Supplements to Vigiliae Christianae, Boston: Leiden, p. 291-298, 2010.
KOEKEMOER, L.; BIRD, S. Marketing Communications. Lansdowne: Juta and CO., 2004.
LAUSBERG, H. Elementi di retorica. Bologna: Il Mulino, 2002.
LONERGAN, B. Insight: Uno studio del comprendere umano. Roma: Città Nuova Editrice, 2007.
LONGOBARDO, L. Mia sola arte è la fede: Paolino di Nola teólogo sapienziale. Napoli: Eurocomp, 2000.
ORÍGENES. Tratado sobre os princípios. São Paulo: Ed. Paulus, 2012.
REBOUL, O. Introduzione alla retorica. Bologna: Il Mulino, 2003.
SALVESEN, A. Origen’s Hexapla and Fragments. Philadelphia: Coronet Books, 1998.
VALENTIM, M. Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
VILLAS BOAS, A. Perspectiva interdisciplinar da teologia no Brasil: o debate epistemológico da Área da Ciência da Religião e Teologia. Interações, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, pp. 260-286, 2018.
WALKER, W. A History of the Christian Church. New York: Scribner, 1985.
ZAVARIS, S. C. Epistemología de la integración del conocimiento: un estudio de caso sobre el uso de la casa modelo como objeto pedagógico para colaboración de las dimensiones de integración del conocimiento en el curso técnico de construcción — PROEJA-IFES. Tese (Doutorado en Educação) — Viña del Mar, Universidad del Mar, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.