Entraves ao Ensino Religioso na Pós-Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds08Palavras-chave:
Barreiras. Educação. Religião. Valores. PCNERs.Resumo
A Pós-Modernidade traz em seu bojo tantas características boas e não boas. Sobre essas últimas, fala-se muito de individualismo, pensamento fraco, juventude sem foco, vida líquida, vazio existencial, reordenação de valores, materialismo, domínio do efêmero, falta de sentido e hedonismo irresponsável, que poderiam ser focos do Ensino Religioso (ER). O objetivo desse artigo é refletir criticamente sobre alguns entraves ao ER no que diz respeito aos cinco eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNERs). A reflexão foca o fenômeno religioso num viés ecumênico, nos moldes das Ciências da Religião. No Brasil, já se fez muito para adequar os PCNERs ao Ensino Religioso, especialmente nas escolas públicas. O estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste, é um dos pioneiros nessa difícil tarefa, por falta de professores capacitados. São urgentes a criação e a implementação de licenciaturas, especializações, mestrados e doutorados em Ciências da Religião para solucionar esse problema.
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