Espaço e representação na formação do professor de Ensino Religioso: arte/espiritualidade

Autores

  • Emerli Schlögl Assintec, Paraná, PR
  • Sérgio Junqueira PUC PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.15332

Palavras-chave:

Educação, Formação de professor, Espaço do sagrado Arte, Espiritualidade

Resumo

A implantação da concepção do Ensino Religioso como leitura das diferentes manifestações do religioso proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNER) somente será efetivada pela formação de professores que compreendam o espaço do sagrado. Para tal, a Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), que foi criada em Curitiba, PR, em 1972, e com uma ampla experiência em formação continuada, organiza desde meados da década de 90, encontros para professores envolvendo a reflexão sistemática sobre a questão que envolve a arte e a espiritualidade. O desenvolvimento deste projeto objetiva favorecer a releitura do fenômeno religioso, a partir da compreensão e experiência do sagrado expressas nas mais variadas modalidades artísticas.

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Biografia do Autor

Emerli Schlögl, Assintec, Paraná, PR

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do
Paraná (UFPR), membro da Equipe Pedagógica da Assintec, Paraná, PR

Sérgio Junqueira, PUC PR

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália), líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, Curitiba, PR

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

Schlögl, E., & Junqueira, S. (2010). Espaço e representação na formação do professor de Ensino Religioso: arte/espiritualidade. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 345–359. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.15332

Edição

Seção

Dossiê