O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação

Autores

  • Gisela Waechter Streck

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6049

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Diversidade, Educação para a tolerância, Diálogo.

Resumo

O presente artigo trata do Ensino Religioso como disciplina escolar. Faz um breve resgate histórico a partir das constituições brasileiras, enfatizando as discussões e as polêmicas em torno de sua inclusão ou não na escola. No texto, são apresentados dados sobre a diversidade em termos de religiosidade no Brasil e aspectos relevantes a serem considerados numa educação que leve em conta a pluralidade religiosa do país. Reflete sobre as possibilidades de educar o ser humano para a alteridade e para a tolerância. Conclui que o Ensino Religioso na escola pode ser um dos espaços para educar para a tolerância, por meio de um diálogo em que haja respeito e sensibilidade para conviver com as diferentes tradições religiosas presentes em sala de aula.

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Biografia do Autor

Gisela Waechter Streck

 Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Teologia e coordena o mestrado profissional em Teologia da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, RS - Brasil

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Publicado

2012-10-06

Como Citar

Streck, G. W. (2012). O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil: desafios para a educação. Revista Pistis Praxis, 4(1), 261–276. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6049

Edição

Seção

Artigos