O outro e a roda: experiência formativa em grupo e Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6048Palavras-chave:
Formação docente, Ensino religioso, Alteridade, Técnicas de ensino.Resumo
Este texto é uma reflexão sobre a experiência de professores em atividades de pequenos grupos, realizadas durante um seminário de formação continuada, denominado Semana de Criatividade. Analisamos os relatos e as reflexões sobre as experiências dos professores e das professoras participantes desse seminário escritos em Diário de Bordo. Apresenta elementos metodológicos da Semana de Criatividade que podem subsidiar os processos de planejamento das atividades de ensino, especialmente do Ensino Religioso. A atividade em grupos é um importante recurso metodológico para a construção, individual e coletiva, do respeito e da valorização do outro em sala de aula e fora dela. A análise conclui que os professores e as professoras apostam nas atividades em grupos como forma de contribuir para a formação de si e do outro.Downloads
Referências
DEPARTAMENTO DE CATEQUESE DA IECLB. A ventura da paz: vivências educativas a partir das bem-aventuranças. São Leopoldo: Contexto, 2000. (Semanas de Criatividade: caderno n. 4).
DIÁRIOS DE BORDO. Ferraz de Vasconcelos, SP; Cascavel, PR; Santa Cruz do Sul, RS; Rodeio, SC; Vitória, ES. jun./set. 2006. Material recolhido nas Semanas de Criatividade. (24 documentos)
.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Unesco, 2003.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Portugal: Afrontamento, 1999.
WARSCHAUER, C. Rodas em redes: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
WERLE, F. O. C.; NÖRNBERG, N. Prática reflexiva na escola. In: MÄDCHE, F. C. et al. (Org.). Práticas pedagógicas em Ciências nos anos finais: caderno do professor coordenador de grupos de estudos. São Leopoldo: UNISINOS; Brasília: MEC, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.