A construção do Uno
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6045Palavras-chave:
Monoteísmo. Tradição. Identidade religiosa. Poder. Antigo IsraelResumo
O artigo trata de indicar alguns elementos do processo de formação da ideia ou da concepção de um Deus Uno como expressão identitária dominante na cultura oficial do antigo Israel. O texto apresenta inicialmente, de forma panorâmica, alguns aspectos da história do antigo Israel para, a seguir, alocar nestes momentos os prováveis passos para a construção do ideário monolátrico e monoteísta do antigo Israel.Downloads
Referências
ALBERTZ, R. Religionsgeschichte Israels in Alttestamentlicher Zeit. Gottingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1992. v. 1-2.
ALBERTZ, R. Die Exilszeit. 6. Jahrhundert v. Chr. Stuttgart; Berlin; Köln: Kohlhammer, 2001.
BENNETT, H. V. Injustice made legal: deuteronomic law and the plight of wi dow, strangers and orphans in ancient Israel. Grand Rapids; Cambridge: Eerdmans Publishing Company, 2002.
CORDEIRO, A. L. Asherah, a Deusa proibida. In: RICHTER, R. I. (Org.). Imaginários da divindade. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. UCG, 2008. p. 25-48.
CRÜSEMANN, F. Elias e o surgimento do monoteísmo no antigo israel. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 11, n. 5, p. 779-790, 2001.
CRÜSEMANN, F. A Torá: teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Tradução de Haroldo Reimer. Petrópolis: Vozes, 2002.
DIETRICH, W. Einleitung. In: DIETRICH, W.; KLOPFENSTEIN, M. (Ed.). Ein Gott Allein? JHWH-Verehrung und Biblischer Monotheismus im Kontext der Israelitischen und Altorientalischen Religiongeschichte. Freiburg: Universitätsverlag; Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1994. p. 59-91.
GERSTENBERGER, E. S. Israel in der Perserzeit. 5. Und 4. Jahrhundert v.
Chr. Stuttgart; Berlin; Köln: Kohlhammer, 2005.
KESSLER, R. História social do antigo Israel. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 2009.
LANG, B. (Ed.). Der einzige Gott: die Geburt des Biblischen Monotheismus. Munique: Kosel Verlag, 1981.
LANG, B. Jahwe, der Biblische Gott: ein Porträt. Munique: Kosel Verlag, 2002.
OLIVEIRA, T. C. dos S. A. Os Bezerros de Arão e Jeroboão: uma verificação da relação intertextual entre Ex 32,1-6 e 1Rs 12, 26-33. 2010. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
OTTO, E. Jerusalem: die Geschichte der Heiligen Stadt. Stuttgart etc.: W. Kohlhammer, 1980.
PEREIRA, N. C. ... sem perder a ternura: Jamais! De homens mal-amados e mulheres prisioneiras no amor. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, n. 37, p. 88-102, 2000.
REIMER, H. Inefável e sem forma: estudos sobre o monoteísmo hebraico. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. UCG, 2009.
RIBEIRO, O. L. Nehushtan: pesquisa exegética, fenomenológica e histórico-social sobre a origem, a supressão e o suporte social do culto à serpente de bronze em Israel com base em Nm 21,4-9; Is 6,1-7 e 2 Rs 18,4. 2002. 128 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro, 2002.
RÖMER, T. A chamada história deuteronomista: introdução sociológica, histórica e literária. Tradução de Gentil Titon. Petrópolis: Vozes, 2008.
SMITH, M. Palestinian parties and politics that shaped the old testament. New York: Columbia University Press, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.