Educação Adventista: realidade em expansão
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.003.DS04Resumo
A Rede Educacional Adventista completa no ano de dois mil de dezesseis, cento e vinte anos de sua chegada em solo brasileiro. De caráter confessional, baseada mas matrizes educacionais norte americanas e influenciada pelo período de expansão internacional das denominações religiosas protestantes consideradas históricas, traz em sua gênese o conceito de educação/missão, onde a fé religiosa e o papel da educação buscam a transformação do ser humano. Neste estudo é apresentado o desenvolvimento educacional e sua expansão como rede de ensino confessional.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Paulo. Bosquejo histórico da criação de ensino médio em instituições adventistas no Brasil. In.: Revista Educação Central Brasileira. Artur Nogueira, SP: UCB, jan/mar de 2002.
AZEVEDO, Roberto. Projeto Brasil. São Paulo, SP: Gráfica União Sul Brasileira, 1973.
AZEVEDO, Roberto. O Ensino adventista de nível fundamental no Brasil. In: TIMM Alberto, Org. A Educação Adventista no Brasil – Uma história de aventuras e milagres. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2004.
DOSSE, François. A História. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2012.
GREENLEAF, Floyd. Terra de esperança: o crescimento da Igreja Adventista na América do Sul. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.
GROSS, Renato. Colégio Internacional de Curitiba – Uma história de fé e pioneirismo. Rio de Janeiro, RJ: Collins, 1996.
HOSOKAWA, Elder. Da Colina, “Rumo ao mar”. Colégio Adventista Brasileiro Santo Amaro – 1915-1947. Dissertação de mestrado. Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP: 2001.
KRÄMER, Paul. Our School at Curityba. The Missionary Magazine, Vol. XI, n. 6, junho 1909, p. 256.
LIRA, Alexandre T. Nascimento. A legislação da educação no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985): um espaço de disputas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Rio de Janeiro, RJ: 2010.
LUTERO, Martinho. Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs [1524]. In: Martinho Lutero: obras selecionadas. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, 1995, v. 5, p. 299-325.
MARTINE, G. As migrações de origem rural no Brasil: uma perspectiva histórica. In: Fundação Seade. História e população: estudos sobre a América Latina. São Paulo: Fundação Seade, 1990.
OLIVEIRA, Marcos M. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o sindicato dos estabelecimentos de ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.
PEVERINI, Héctor J. En las huellas de la Providencia. Buenos Aires, Argentina: Casa Editora Sudamericana, 1988.
RABELLO, João. John Boehm, educador pioneiro. São Paulo, SP: Centro da Memória Adventista, UNASP, 1990.
REIS, José Carlos. História, a ciência dos homens no tempo. Londrina, PR: Eduel, 2009.
SCHULZ, Theodore W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar, 1967.
SOUZA, Regina Maria Schimmelpfeng. Deutsche Schule, a Escola Alemã de Curitiba: um olhar histórico (1884-1917). Tese Doutoral apresentada à linha de pesquisa Instituições, Intelectuais e Cultura Escolar do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR: UFPR, 2006.
STENCIL, Renato. História da educação superior adventista : Brasil, 1969-1999. Tese doutoral do programa de Pós Graduação em Educação da UNIMEP. Piracicaba, SP: EDUNIMEP, 2006.
VIEIRA, Ruy Carlos de Camargo. Vida e Obra de Guilherme Stein Jr. : Raízes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Tatuí, SP: CPB, 1995.
VIEIRA, Ruy Carlos de Camargo. Primórdios criacionistas da educação adventista no Brasil: destacando a contribuição de um pioneiro. Brasília, DF: Sociedade Criacionista Brasileira, 2011.
WEBER, Max. Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.